domingo, 11 de setembro de 2011

Gerencie os Imprevistos



Há dias em que tudo ocorre bem, você consegue cumprir os compromissos agendados e chega a pensar que poderá sair da empresa no horário normal, mas, de repente, surge um imprevisto que atrapalha seus planos. A nossa tendência é que, nessas situações, coloquemos a culpa nos imprevistos, sendo que, na verdade, somos nós os culpados quando isso acontece!

Analise sinceramente sua agenda: quantos dias por mês ela é atropelada por algum imprevisto? Não quero generalizar, porém imagino que muita gente responda que todos os dias. Entretanto, se sempre acontece algo inesperado, por que você já não deixa um tempo reservado para essas situações? Caso faça isso, conseguirá realizar todas as tarefas programadas e ainda dar conta dos imprevistos que aparecerem pelo caminho – não agir dessa forma é um grande erro, que pode atrapalhar toda a sua programação. Essa é uma das dicas para melhorar a sua produtividade.

Diversos especialistas apontam estratégias para utilizar corretamente o tempo e produzir mais. De acordo com Dulce Magalhães, autora do livro Superdicas para administrar o tempo e aproveitar melhor a vida, é muito importante deixar um espaço reservado para os imprevistos. “Já sabemos que eles ocorrerão, mas não consideramos, por exemplo, o trânsito, o atraso do filho, a reunião extra no trabalho – aí, nossa agenda apertada e cheia vai por água abaixo”, explica. Dulce sugere que você sempre deixe 25% de seu dia não planejado: “Não se preocupe, nas primeiras vezes, em acertar ou melhorar, e sim em diagnosticar”. Ela explica que o ideal é ir detectando, aos poucos, se o tempo reservado está sendo adequado ou não para os imprevistos e fazer as alterações necessárias.

Então, lembre-se sempre de deixar um tempo reservado para os imprevistos entre um compromisso e outro. E, caso não surja algo inesperado, aproveite para adiantar as tarefas do dia seguinte!