terça-feira, 9 de agosto de 2011

As Razões pelas quais seus Colaboradores não Vestem a Camisa



"Meus funcionários precisam vestir a camisa."

Esta é uma frase escutada em vários cantos de diversas empresas há algum tempo.

O que muitos superiores precisam refletir, é que certas vezes não damos a “camisa” para este colaborador e mesmo assim exigimos que ele a vista.

A “camisa” na verdade simboliza as informações, o conhecimento sobre tudo que cerca a companhia.

Todos os seus colaboradores deveriam saber o que você sabe, pois gostamos e amamos apenas o que de fato conhecemos. E quanto mais se conhece um determinado assunto, mas nos aprofundamos nele, e o amor será conseqüência.

Normalmente achamos que nossa equipe já domina quase tudo, portanto desafio você a fazer um teste simples, porém fundamental, quando queremos maior interação e comprometimento dos que compõe o quadro executivo do menor ao maior escalão.

Note que rotineiramente, prefiramos falar de assuntos que dominamos e quanto mais sabemos, mais queremos aprender sobre tal.

Segue abaixo uma sugestão que aplico nos treinamentos que ministro em várias empresas. Tenho certeza que se surpreenderá com o feedback.


Qual o nome completo da sua empresa?
Qual a origem do nome ou por que sua empresa tem esse nome?
Quais são os produtos e serviços que sua organização comercializa?
Quais os principais diferenciais da nossa corporação?
Há quantos anos a empresa existe?
Qual a região de atuação?
Quais são os 5 maiores ou melhores clientes?
É detentor de algum prêmio importante? Qual?
Exporta seus produtos ou serviços ao exterior? Quais países?
Na sua opinião, quais as funções ou atividades que um diretor de empresa deve desempenhar?



Normalmente, por mais que os chefes achem que todos irão tirar nota 10, a média tem estado em torno de 50%, ou seja, 5 acertos apenas. Já pensou se alguém resolver usar apenas metade da roupa?

Não é só o presidente, diretor, gerente ou vendedor que deve ter acesso a esses valiosos dados, mas sim todos os funcionários da empresa.

Cientes dessas respostas, todos poderão se tornar parte integrante da organização, ou seja, passará a ser um peixe “dentro” d’água e poderá então, vestir a camisa. Com isso sua companhia ganhará mais divulgadores e vendedores, que não atuam na área comercial.