Estamos vivendo os primeiros dias do ano. Nesses dias, nos sentimos fortes, bem-dispostos e ansiosos para fazer do próximo ano o melhor dos anos.
Um ótimo momento para refletir o que queremos alcançar em 2012.
O problema é que muitas pessoas param por aí. Enchem-se de esperanças, mas, no dia a dia, não correm atrás de seus sonhos.
O problema é que muitas pessoas param por aí. Enchem-se de esperanças, mas, no dia a dia, não correm atrás de seus sonhos.
Dizem que o ano será diferente, porém não fazem nada de novo durante o restante dos dias.
Chega!
O que você quer de 2012?
Sente-se, agora mesmo, e comece a planejar o que você irá alcançar nos próximos 365 dias.
Para ajudá-lo a começar essa caminhada, sugiro que você aplique a ferramenta 5W2H em suas metas.
Para ajudá-lo a começar essa caminhada, sugiro que você aplique a ferramenta 5W2H em suas metas.
A técnica tem esse nome porque, originalmente, foi criada em inglês e consiste em responder a estas sete perguntas:
“What?", "Who?", "When?", "Why?", "Where?", "How?" e "How much?”.
Ou seja: “O quê?", "Quem?", "Quando?", "Por quê?", "Onde?", "Como?" e "Quanto custa?”.
A partir de agora, fica proibido colocar metas, como: “Quero ganhar muito dinheiro”, “Quero emagrecer” ou “Quero aumentar as vendas”, o.k.?
A partir de agora, fica proibido colocar metas, como: “Quero ganhar muito dinheiro”, “Quero emagrecer” ou “Quero aumentar as vendas”, o.k.?
Você precisa visualizar o que deseja alcançar, tem de tornar o objetivo realmente um plano de ação, por exemplo:
Meta: aumentar minhas comissões para chegar ao fim de 2012 com R$15 mil para fazer uma viagem pelo nordeste brasileiro.
Meta: aumentar minhas comissões para chegar ao fim de 2012 com R$15 mil para fazer uma viagem pelo nordeste brasileiro.
1. O que (irei fazer para isso)? – Ampliar minha carteira de clientes, solicitando indicações aos meus clientes e prospectar três clientes a mais por dia.
2. Por que? – Para vender mais e aumentar minhas comissões.
3. Como? – Pedirei indicações para os meus clientes por meio de telefonemas e visitas pessoais.
4. Quem? – Eu e os clientes X, Y e Z.
5. Onde? – Na empresa e na casa do cliente ou por meio do meu telefone.
6. Quando? – Durante três dias por semana, nos próximos 11 meses.
7. Quanto (irei precisar para colocar isso em prática)? – O custo é baixo. Abrange deslocamentos até o cliente, telefonemas e o custo de alguns cafés, sucos ou refrigerantes.
Pronto, agora é só fazer o mesmo com as suas várias metas.
O 5W2H pode ser utilizado até para metas pessoais, como perder aquela barriga adquirida na ceia de Natal, conquistar o sogro ou passar mais tempo com os filhos e a esposa (ou menos)... cada um tem suas metas.
Você verá que, mais do que a magia dessa data, é a sua boa vontade e predisposição para se planejar que farão a grande diferença em 2012.
Um abraço e bons resultados para 2012!