terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Empresa Familiar - Sucessão em Conflito...



A questão da sucessão tem uma posição ambígüa: pode dar às empresas uma nova perspectiva de atuação ou pode ser a destruição aliada à falta de profissionalismo. A maior preocupação das empresas familiares é a sua sobrevivência. A maioria delas enfrentam problemas existenciais ou estratégicos, isto é, dificuldades relacionadas à inadequação, tanto na utilização, quanto na escolha dos recursos disponíveis para o alcance de vantagens de mercado. A fase inicial, a garra e a visão de mercado do fundador são traços predominantes. O perfil, os valores e as crenças do fundador são passados à empresa e aos funcionários iniciando, assim, a formação da cultura organizacional.

As organizações com base familiar apresentam vários problemas de gestão que prejudicam a atuação num mercado competitivo. Tais problemas não são privilégios de empresas familiares, pois outras organizações também os apresentam de forma semelhante. Para uma empresa se tornar profissional, o primeiro passo não é contratar administradores profissionais que não pertençam à família, mas sim a atitude que a família assume diante da profissionalização. Para orientar a empresa familiar no sentido de minimizar estes problemas, dois tópicos básicos de gestão são necessários: profissionalização e planejamento de sucessão familiar.

Profissionalização é o instrumento que consegue diferenciar os interesses da família e os da empresa, minimizando conflitos. Por exemplo, a separação entre propriedades e posições hierárquicas. São estabelecidos critérios gerais que irão nortear as decisões e posturas dos administradores, como contratação, remuneração ou tomada de decisões na promoção de funcionários.

O planejamento de sucessão familiar tem como ponto central a escolha do sucessor, e deve ser orientado por critérios claros que defendam os interesses da empresa. Os pontos críticos de uma sucessão são:

- treinamento
- avaliação na escolha dos sucessores
- comparação do perfil do sucedido com o do sucessor, em relação ao que é exigido pela empresa
- associação do sucesso da empresa com a imagem do fundador

As idéias apresentadas não têm o objetivo de resolver problemas relativos às empresas familiares, mas orientar o pensamento dos dirigentes na geração de programas que visem aumentar a longevidade da empresa integrada às expectativas da família.