O mercado está cada vez mais concorrido, já que as empresas
vem investindo na qualificação dos profissionais, em pesquisa, desenvolvimento
e tecnologia para empregar os recursos em busca de melhores resultados. Além
disso, por conta das oscilações econômicas que acabam por influenciar a
realização de planos e cumprimento de metas, concluímos que o mundo dos
negócios está instável.
Por essas razões, torna-se imprescindível encontrar alternativas
estratégicas para alcançar soluções satisfatórias e viáveis, que tragam
resultados a curto, médio e longo prazo.
Mas de que forma trabalhar para conseguir esses objetivos?
Será que a busca por informações estratégicas e seu
processamento de forma inteligente pode ser uma boa saída?
Uma ferramenta de gestão empresarial bastante utilizada é a
Análise SWOT, que consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna
de uma organização. Esse tipo de medida é de fundamental importância para se
iniciar um projeto importante e, principalmente, para criar ações estratégicas
em momentos de incerteza, porque nos permite conhecer os fatores favoráveis e
desfavoráveis que o mercado apresenta, além de situar a organização dentro do
seu real contexto. É preciso tomar decisões com qualidade e colocar em prática
as boas ideias, no entanto, tudo deve ser feito com cautela e com a estratégia
adequada. Falo isso porque é muito comum encontrarmos casos de empresas com
produtos e serviços inovadores, mas que acabam pecando nas estratégias de
atuação frente ao mercado em que atuam.
O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um
acrônimo de
Forças (Strenghts)
Fraquezas (Weaknesses)
Oportunidades (Opportunities)
Ameaças (Threats)
A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um
projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970,
usando dados da revista Fortune sobre as 500 maiores corporações.
A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo
verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se
divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas; e Externo,
relacionado às Oportunidades e Ameaças. A partir dessa divisão é possível
estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma
antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de
possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico.
Depois de fazer o levantamento de dados é chegada a hora de
cruzar as informações, para que, dessa maneira, seja possível encontrar
alternativas para a sua operação de negócios. Combinando fatores externos e
internos você terá a chance de saber como suas forças podem servir como impulso
para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, ainda, saber
como deve se reposicionar em relação às fraquezas para não sofrer as
consequências das ameaças encontradas.
Há mais de três mil anos, Sun Tzu, considerado um dos
maiores estrategistas militares de todos os tempos e autor do livro “A Arte da
Guerra” já dizia: “Concentre-se nos
pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se
contra as ameaças”.
Essa ferramenta pode ajudar você na avaliação de empresas,
projetos, produtos, serviços e equipes. Para isso, faça as seguintes perguntas
para cada item:
PONTOS FORTES
O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
Que recursos
especiais você possui e pode aproveitar?
Quais os seus diferenciais?
O que a
concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?
PONTOS FRACOS
No que você precisa ficar atento?
O que precisa melhorar?
Onde deve se blindar?
Onde possui menos recursos que os demais?
Quais são suas
fraquezas identificadas pelos outros?
AMEAÇAS
Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe
prejudicar?
Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para
você?
Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
OPORTUNIDADES
Quais são as oportunidades externas que você pode
identificar?
O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como
oportunidade de negócio?
Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
Que tendências você pode aproveitar ao seu favor?
Após responder essas perguntas, crie planos de ações
estratégicos e alcance melhores resultados.
Fica a dica...