terça-feira, 13 de março de 2012

Dicas para Liderar melhor em 2012




Durante todo o ano, conversamos sobre os mais diversos temas, todos atrelados ao seu dia-a-dia. Continuando com o pensamento, de que neste início de ano nos deixa mais propícios a reflexões e análises, pensei em compilar algumas das muitas dicas para liderar melhor em 2012, acompanhe:

  
Aprimoramento – Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho, talvez seja a hora de repensar sua forma de lidar com os outros. Esse pode ser o primeiro passo para uma mudança profunda não só em você, mas também em seus colaboradores.

Brainstorming – Que tal explorar a criatividade dos membros de sua equipe? Por se tratar de um processo participativo em que as idéias dos líderes e dos colaboradores têm o mesmo peso, a grande vantagem é liberar as pessoas a pensarem de maneira criativa.

Coaching – Uma das condições para um processo eficiente de coaching é a relação de confiança. A confidencialidade e o sigilo são também importantes, bem como a identificação entre as pessoas envolvidas. A famosa “química” tem de acontecer, pois a ferramenta só funciona quando a dupla dá certo.

Conflito – Você certamente já precisou administrar algum tipo de conflito em sua equipe. Como nem sempre a solução será imediata, dê tempo ao tempo, convide as pessoas para retomarem suas atividades e ressalte que a troca de idéias é muito bem-vinda. Desde que não venha acompanhada de ataques pessoais ou posicionamentos inflexíveis.

Correção – Conversar com alguém da equipe que está fazendo algo errado de forma cautelosa é o primeiro passo para que a pessoa receba bem a crítica. Tenha bem claro o comportamento que você quer criticar, direcionando o comentário para a ação e não para a pessoa, diminuindo assim as chances de o profissional levar a crítica para o lado pessoal.

Delegação – Que tal prestar mais atenção na sua equipe? Você vai ver que muitos colaboradores fariam de tudo para ganhar novas oportunidades. É o que você precisa para delegar pequenas tarefas do seu dia-a-dia. Além de administrar melhor o seu tempo, estará abrindo portas para que seus funcionários cresçam e ganhem mais responsabilidade.

Desempenho – Implante um sistema de gestão de desempenho em sua empresa. Comece definindo quais comportamentos e competências você espera de seus colaboradores. Além de facilitar a avaliação, possibilita que seus funcionários saibam exatamente o que se espera deles em suas funções.

Desenvolvimento – Existe alguém na sua equipe cujo comportamento enlouquece você. Mas não pense que você precisa ser radical para lidar com essa situação, pois atitudes extremas só tendem a complicar ainda mais as relações. Pense sempre que ali pode estar um profissional que precisa apenas de alguém que lhe estenda a mão e o ajude a melhorar.

Dinâmica – Interação, diversão, mudança de ambiente e saída de uma rotina preestabelecida são os pontos positivos das dinâmicas de grupo. Quando bem aplicadas, a participação da equipe é maior e seus resultados duram mais, pois todos se divertem naquilo que, num primeiro momento, pode parecer uma grande brincadeira. Mas é treinamento!

Feedback – É a melhor maneira de identificar pontos que precisam ser melhorados. Mas a maioria dos líderes está muito habituada a dar feedback, mas não recebê-lo. É hora de reverter esse quadro e saber o que sua equipe pensa sobre você, em que aspectos pode ser melhor e mais eficiente como líder.

Motivação – Ninguém motiva ninguém, nem mesmo os mais preparados e dedicados líderes. O que você pode fazer é estimular a motivação que já existe dentro dos seus colaboradores. Para isso, precisa conhecer cada integrante de sua equipe, pois as necessidades e desejos das pessoas são diferentes.

Premiação – A adoção de prêmios pode fazer com que sua equipe ganhe uma carga extra e avance ainda mais. Mas não esqueça de que a premiação apenas aos departamentos comerciais pode gerar insatisfação no restante da empresa. Lembre-se de bolar algum “mimo” para as outras áreas que também ajudam para que as vendas se efetivem.

Recrutamento – Não tenha pressa na hora de fazer a seleção. Recrute, entreviste e analise com calma e atenção. Afinal, uma contratação errada pode ser muito mais cara e prejudicial que um processo de recrutamento mais demorado e cauteloso.

Remuneração – Entender de remuneração não é mais função única do departamento de Recursos Humanos, mas uma competência a ser exigida dos principais líderes. Encará-la como despesa ou fonte de encargos elevada também não é pensamento do líder moderno, que acredita estar fazendo um investimento que poderá ser muito rentável.

Sucessão – As empresas mais antenadas já estão identificando possíveis líderes e preparando-os para uma liderança que pode acontecer a qualquer momento. Enquanto isso, os atuais se preocupam cada vez mais em capacitar pessoas que possivelmente assumam o seu lugar, pois o crescimento do líder está diretamente relacionado às vagas que se abrem nos cargos deixados por ele.

Treinamento – Como nem sempre é possível treinar um colaborador fora do expediente, faça o possível para colocar um novato de cada vez em contato com os clientes – mas já com um mínimo de preparação. Ou você acabará frustrando o consumidor e expondo seus funcionários a situações constrangedoras por simples falta de preparo.

São muitos conselhos e idéias, não? Agora se pergunte quantos deles foram aplicados e já fazem parte de sua rotina. Perceba como a resposta é diretamente proporcional aos resultados alcançados pela sua equipe no decorrer do ano.

Tudo que falamos aqui é atemporal. Portanto, você já tem uma lista de sugestões para liderar melhor em 2012? Colocá-las em prática só depende de você.