Posso afirmar com absoluta certeza, e até por própria
experiência, que resiliência é hoje uma das mais importantes atitudes para
qualquer profissional que almeja uma carreira bem-sucedida.
É preciso ser resiliente diante dos tombos que levamos, com
os nãos dos clientes e dos chefes e com todos os problemas que enfrentamos em
nosso dia a dia. Mas, apesar de sempre ouvirmos falar que essa atitude é
fundamental para passarmos por uma dificuldade, superá-la e voltar ao nosso
estado anterior, recuperando nosso equilíbrio emocional, não é nada fácil ser
resiliente na prática.
Em muitas pessoas até compreendem a importância da
resiliência e se esforçam para desenvolvê-la, mas não conseguem praticá-la na
hora em que passam por uma forte pressão.
Porque é preciso mudar comportamentos, e esse processo não é
tão simples quanto parece. A mudança comportamental passa por quatro frases
que, de uma forma geral, são lentas.
A primeira é quando você é inconsciente/incompetente, isto
é, não tem consciência de que possui um problema comportamental e continua
errando. Imagine um líder autoritário que grita com as pessoas quando as coisas
saem erradas. Na maioria dos casos, ele não tem consciência desse processo e,
consequentemente, erra não sendo resiliente.
Quando recebe um feedback, faz um treinamento ou lê um livro
e percebe que agir assim prejudica sua carreira e a de seus liderados. Aí, ele
passa para a segunda fase consciente/incompetente, ou seja, sabe que não é
certo, mas seus comportamentos enraizados o fazem agir da mesma forma que na
primeira, a diferença é que ele percebe que errou, pois já tem consciência.
Dependendo de quão forte foi impressa a crença do autoritarismo nesse líder,
principalmente na infância, será o grau de dificuldade para passar à terceira
fase, que é o consciente/competente.
A boa notícia é que é possível, mas pode demorar mais ou
menos dependendo de cada indivíduo.
A quarta fase é o momento em que estamos
inconscientes/competentes, isto é, já entramos em um piloto automático e
praticamos a resiliência.
P.S.: Resiliência –
No meio corporativo, o termo significa a capacidade de uma empresa ou
corporação de se adaptar às mudanças no ambiente em que estão inseridas, ou
seja, como elas conseguem reformular os seus processos de negócio para atender
a novas exigências do mercado.
Então, Você é Resiliente?