quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cortes de Carnes: faça a escolha certa





Janeiro, verão, férias na praia, churrascão com a galera...

Você sabe como e qual a carne bovina que deve comprar para não passar vergonha na hora de preparar aquele banquete?

Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho...

Só que não!


O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica.

O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio.

Segue abaixo, algumas das muitas orientações de como diferenciar cada corte e as melhores formas de preparo do gado bovino, que repasso no Curso de Desossa e Cortes em que ministro pela ENS – Escola Nacional de Supermercados, na ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, com sede em São Paulo/SP.


CORTES DE PRIMEIRA
PICANHA, tem uma grossa camada de gordura – o que dá sabor, suculência e maciez à carne. Ideal para fazer churrasco, assada ou grelhada.

BISTECA, formato arredondado entremeado por gordura (com ou sem osso). O corte pode ser assado, frito ou grelhado.

MAMINHA, de forma quase triangular, tem textura macia e sabor suave. Ideal para churrasco, ou para preparar assada, grelhada e como carne de panela.

PATINHO, fica na parte traseira do boi, tem formato arredondado e é ideal para fazer assado, como bife à milanesa, picadinho e carne de panela. Moído, o corte é ótimo para almôndegas e bolo de carne.

CONTRAFILÉ, tem uma camada de gordura na lateral que o deixa saboroso e macio. É um dos melhores cortes para bife, grelhado e medalhão. O segredo é não fritar muito para não endurecer.

COXÃO DURO (Ponta de Alcatra), tem forma de trapézio, fibras grossas, consistência firme e é envolvido por uma capa de gordura. Bom para fazer ensopados, molhos e sopas.

LAGARTO, de coloração mais clara e formato alongado, precisa de mais tempo no fogo. Vai bem como carne de panela ou desfiada, assado e como rosbife. Cru e cortado em fatias bem finas, pode ser servido como Carpaccio.

COXÃO MOLE, músculo arredondado com consistência macia. Excelente para fazer assado, grelhado, como escalope, bife (tanto frito quanto à milanesa) e até moído.

ALCATRA, este tipo de corte é macio e possui pouca gordura. Ideal para fazer churrasco, bife, preparar refogado, assado ou ensopado.

FILÉ MIGNON, tem sabor adocicado, é bastante macio e suculento. Sem nervo nem gordura, pode ser usado no estrogonofe, como rosbife, filé e medalhão.


CORTES DE SEGUNDA
ACÉM, o maior pedaço dianteiro, tem pouca gordura e é ótimo para fazer picadinhos, refogados, ensopados e cozidos. Pode ser moído.

BRAÇO (PALETA), tem gordura, nervo e é bastante saboroso. Indicado para moer ou no preparo de ensopados e cozidos.

CAPA DE FILÉ, com nervo e coberto por uma espessa camada de gordura, requer cozimento lento. Vai bem em ensopados e picadinhos.

COSTELA, com osso grande e gordura, a costela tem sabor marcante. É fibrosa e requer preparo mais lento. É muito usada em churrasco e também cozida.

CUPIM, tem gordura entre as fibras e é um tipo de corte bastante suculento. Típico para fazer churrasco, ele também fica bom assado ou pode ser feito como carne de panela.

FRALDINHA, este tipo de corte é pequeno, tem nervo e pouca gordura. Cai perfeitamente bem em churrasco, bife de panela ou ensopado, mas também pode ser feito cozido.

MÚSCULO, saboroso, ele é bom para fazer caldos, molhos, sopas e cozidos. Desfiado, também pode ser usado em saladas. Com osso, é conhecido como ossobuco.

PEITO, parte dianteira do boi, o peito é constituído de músculo e fibras duras. Este tipo é perfeito para fazer bife à rolê.

PEIXINHO, fica na parte dianteira inferior do boi, tem fibras magras e é macio. Cai bem como carne recheada, escalope, em cozidos e ensopados.

PONTA DE AGULHA, reveste as costelas do boi. Por isso, é dura e cheia de fibras. Boa para fazer caldos, ensopados e refogados.

RABO (Rabada), este tipo de carne tem osso e é bastante saboroso. Excelente para fazer tanto ensopados quanto cozidos.

Fica a dica, e bom apetite...