"Um grupo de homens vivia acorrentado dentro de uma caverna
fechada, desde a infância. Apenas uma fresta permitia a entrada de luz. O fogo,
aceso do lado de fora da caverna, projetava sombras e, do mundo real, era tudo
que eles viam, já que não podiam mover a cabeça. Todas as vezes que as pessoas
fora da caverna falavam, a parede do fundo da prisão produzia eco. Como
resultado, os prisioneiros atribuíram realidade às sombras.
Certo dia, um dos prisioneiros conseguiu se libertar. Ele
caminhou em direção à luz e, ao sair da caverna, logo descobriu a verdade. No
mito da caverna, Platão supõe que os homens se prendem a falsas crenças e,
quando um deles aprende algo sobre a realidade, pode não ser compreendido..."
Mas, se naquela época quem enxergava além corria o risco de
ser malvisto, hoje os tempos são outros.
Na era do conhecimento, quem sabe mais, geralmente, é
admirado, reconhecido, tem uma carreira de sucesso. Após tantas descobertas em
todas as áreas, o homem se convenceu de que não sabia de tudo e então a
informação se transformou num bem precioso, e sem preço.
O que o sucesso tem a ver com o mito da caverna?
Em todos os campos de atuação, há profissionais que são
referências, seja na arquitetura, economia, jornalismo, direito, publicidade ou
moda. Não raro, os estudantes universitários almejam trabalhar com pessoas que
admiram, para adquirir um pouco do conhecimento e da experiência delas.
Como esses profissionais se tornaram uma referência no
mercado?
Que passos eles deram para chegar lá?
Um dos diferenciais das pessoas bem-sucedidas é a atuação em
benefício coletivo.
Em outras palavras, esses profissionais agem em prol do bem
comum e não pensam somente em si próprios, no dinheiro ou no prêmio que irão
ganhar, de maneira que encontram um canal direto com o público.
Os profissionais que são referências, a certa altura de suas
carreiras, conseguiram identificar a solução para dilemas comuns da sociedade. Pode-se
dizer, então, que para ser referência, é preciso ser aquele homem que saiu da
caverna e descobriu a verdade. Mas, mais do que isso, que quis compartilhar o
pouco que sabia com os demais. A realidade não se resumia àquelas sombras, que
eram tudo que conheciam.
A dedicação
Para ser referência, é importante ainda dominar o assunto
com o qual se lida, se envolver e se apaixonar pelo que faz a ponto de
transformá-lo numa missão de vida.
Apenas dominar o assunto basta?
Não, pois muita gente domina o mesmo assunto. Para ser
referência no mercado, em algum ponto, é necessário ser melhor do que os demais,
e isso exige dedicação e persistência.
Quando você é bom no que faz e gosta da profissão, parece
que o mundo conspira a seu favor. Confira o que é necessário para atingir o
topo de seu mercado:
- Domínio do assunto com profundidade;
- Networking: desenvolver
um bom relacionamento com as pessoas que cruzam seu caminho;
- Atingir um número significativo de pessoas, ou seja, agir
em prol do bem coletivo;
- Dedicação e envolvimento.