quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

E o Vento Levou...






A crise iniciada nos Estados Unidos da América com reflexos nas instituições financeiras, nas empresas, pessoas e sociedade ultrapassaram as fronteiras da América do Norte, passando pela Europa, Ásia e se alojaram, mais uma vez, nas terras brasileiras.

Agora se intensificam as discussões sobre a extensão da crise e seus efeitos, ou seja, as ameaças e oportunidades para as empresas no Brasil, que já começam a fechar as portas.

Diante de um panorama de incertezas e de maior complexidade nos negócios, as empresas vão reviver o velho dilema:

Frente a crise REDUZIR CUSTOS ou INVESTIR PARA GANHAR NOVOS CLIENTES E NOVOS MERCADOS?

E para melhor tomada de decisão, visando diminuir riscos, vale lembrar dos conceitos, metodologia e ferramentas de Inteligência Competitiva.


O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?
Inteligência Competitiva é um processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre atividades dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas da organização.

E a base para a realização do trabalho de Inteligência Competitiva, são as Informações.

A informação do marketing, segundo Philip Kotler, é um elemento crítico do marketing eficaz, uma vez que o ambiente de marketing está mudando rapidamente e observa-se uma tendência rumo ao marketing global, uma transição de necessidades do comprador para desejos do comprador e de competição de preços para competição de valor.

Mas nem todas as empresas tem um sistema de inteligência competitiva ou de mercado.

Lembro que todas as empresas operam alguma forma de sistema de informação de mercado, mas esses sistemas variam muito em seus graus de sofisticação.

Em muitos casos, a informação não está disponível ou chega muito tarde, ou não é confiável.
Muitas empresas estão percebendo que carecem de um sistema de informações apropriado, e que ainda não possuem um sistema de informações, não dispõem de informações apropriadas ou não sabem quais informações estão faltando ou precisam saber para competir mais efetivamente.

E este é um aspecto crítico diante do futuro que se aproxima. Não ter um sistema de inteligência e não perceber os sinais de mercado, pode comprometer a competitividade da empresa, ou mesmo a participação de mercado ou rentabilidade da organização.
Um sistema de informações de mercado bem projetado consiste de quatro subsistemas:

1.       1. O primeiro é o Sistema de Registros Internos, que fornece dados atualizados sobre vendas, custos, níveis de estoque, fluxo de caixa, contas a receber e contas a pagar. Muitas empresas partiram para o desenvolvimento de sistemas de registros internos informatizados, visando a obter informações de maneira mais rápida e abrangente.

2.       2. O segundo sistema de informação de mercado é o Sistema de Inteligência de Marketing, que alimenta os gerentes de marketing com informações diárias sobre eventos no ambiente externo de marketing. Aqui, uma força de vendas bem treinada, dados obtidos de fontes setoriais e uma administração inteligente podem melhorar a inteligência de marketing disponível para os gerentes de marketing da empresa.

3.       3. O terceiro subsistema, Sistema de Pesquisa de Marketing, corresponde à elaboração, à coleta e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa. O processo de pesquisa de marketing consiste de cinco etapas:  definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação das conclusões. Uma boa pesquisa de marketing é caracterizada por métodos científicos, criatividade, metodologias múltiplas, construção de modelos e medidas de custo/benefício do valor da informação.

4.       4. O quarto subsistema é o Sistema de Apoio a Decisões de Marketing (MDSS – Marketing Decision Support System), que consiste de ferramentas estatísticas e de tomada de decisão para auxiliar os gestores a tomar decisões melhores.


Um MDSS é um conjunto coordenado de coleta de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio. Usando em software MDSS e modelos de decisão, a organização obtém e interpreta informações relevantes sobre o negócio e o ambiente e as transforma em uma base para a ação de marketing mercado.

Assim, neste momento que muitos empresários e profissionais começam ainda a pensar e planejar o ano, é cada vez mais importante olhar para frente, analisar os sinais de mercado, rever antigos conceitos, não mais tentar prever o futuro através de projeções no escritório central, e sim considerar o mercado, os concorrentes, os clientes, para evitar que a participação de mercado, os lucros, os produtos ou serviços passem a ser novas histórias de O Vento Levou, agora em versão corporativa.

Fica a dica...