Já é de longa data que se discute o papel do líder na
motivação do liderado. Mesmo assim, em mais de 70% das minhas consultas com
profissionais, a reclamação é geralmente a mesma: estou desmotivado com o meu trabalho. A razão
da desmotivação é comum: estilo de
liderança inadequado para o momento que a organização está.
Mesmo com inúmeros livros, palestras, sites, blogs, cursos
que orientam o líder a ter excelência em liderar, quando se trata de
desmotivação temos um paradoxo: o líder
acredita que falta um sistema de remuneração ou de treinamento que lhe ajude a
motivar, e o liderado acredita que o sistema não funciona para fins de
motivação.
Um liderado motivado entrega resultados com mais qualidade.
Alé, disso, trabalha com mais felicidade. E quando o líder consegue criar um
ambiente que estimule os liderados a trabalhar mais felizes e apresentando um
melhor desempenho, aí sim, temos os chamados "Times de Alta Performance".
Mas voltando à razão da desmotivação. Um líder pode ser
perguntar:
“Aqui temos todos os benefícios possíveis, planos de carreiras claros,
treinamentos hora/colaborador acima da média de mercado, e por que continuam
desmotivados?”, ou então, “Quando
terei orçamento suficiente para criar um sistema que motive meus liderados?”
Estas duas perguntas são válidas, mas em época de ajustes
orçamentários não lhe trarão resultados. Quero então lhes apresentar uma
solução prática e sem custo: metas
SMART. A melhor forma de criar um ambiente que estimule a motivação dos seus
liderados é traçar metas claras e que colaborem na criação desse espaço.
O papel de um líder eficaz será sempre dar a visão, o
objetivo e as metas.
SMART, quer dizer em inglês, esperto, inteligente. Ao
trabalhar metas SMART, o líder está usando a sua inteligência ao trabalhar uma
metodologia simples, mas extremamente estimuladora. Cada letra da palavra SMART
possui um significado conforme se descreve na sequência:
S (Specific), ou seja, metas específicas. É muito comum
ouvir o líder dizer “precisamos vender mais, produzir mais, reduzir mais
orçamento”, mas, em quê? Vender mais o quê? É preciso definir claramente, sendo
específico na definição da meta.
M (Mensurable), isto é, metas mensuráveis. O desejo de
muitos: “quero ganhar dinheiro este ano”.
Tudo bem, mas quanto dinheiro você quer ganhar?
A (Attainable), ou seja, metas alcançáveis. Aqui temos o
ponto principal da maior falha dos líderes:
estabelecer metas inalcançáveis. O líder muitas vezes determina metas
como aumentar a produção em quatro vezes, crescer 50% este ano, mas se esquece de levar em conta a
realidade do mercado e da própria empresa. Pergunte-se: “Será que temos insumos e equipe para
conduzir o atingimento das metas?”. Caso contrário, ao estabelecer uma meta
além do que se pode conquistar, pode-se gerar uma desmotivação ao ver que no
terceiro mês, nenhuma delas foi alcançada.
R (Relevant), ou seja, metas relevantes. Uma forma de
estimular a motivação do liderado é se ele entender que a meta é desafiadora e
está ligada ao seu propósito de vida, que o realiza. Metas desafiantes que ao conquista-las,
o liderado tenha orgulho de contar para a família, para os amigos e se sentir
importante, que fez parte do sucesso da empresa.
T (Time-bound), ou seja, metas com tempo definido. O prazo
para conquistar a meta deve ser claro, deve ter data para terminar. O tempo é
um fator decisivo para que você consiga ou não atingir a meta. Também lhe dá
uma excelente oportunidade de esquematizar ou alocar investimentos de forma
adequada. Ao planejar o tempo corretamente, você elimina formas de pensar como “tudo
para ontem”, “não tenho tempo para nada”, “ainda hoje”, entre outros.
Portanto, não custa nada você como líder adotar as metas
SMART diariamente nas suas ações. Faça um pequeno exercício utilizando-as para:
- Lançar uma campanha de incentivo para vendedores;
- Reestruturar um departamento;
- Instalação de um novo sistema de informática;
- Criar um programa de desenvolvimento de talentos;
- Desenvolver um novo plano de aula para o curso de
graduação;
- Criar uma campanha de lançamento de um produto;
- Casar e ter a lua de mel dos sonhos.
As metas SMART também lhe ajudarão a organizar a sua vida
profissional e pessoal. Ajudará a fazer o que você realmente quer, como você
poderá conduzir sua equipe e, inclusive, redefinir possíveis desvios de rota.
Pense nisso...