segunda-feira, 17 de novembro de 2014

25 toques da Etiqueta do Networking





Etiqueta - Fig. Cerimonial usado nas cortes, nas residências dos chefes de Estado etc.
Formas cerimoniosas usadas entre particulares: observar a etiqueta.


Networking (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.
A palavra é a união dos termos em inglês "net", que significa "rede" e "working", que é "trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.

Entenda os eventos como uma chance de conhecer gente. Fale com desconhecidos.
A conversa pode não render um negócio, mas talvez propicie uma ideia diferente.
Eis, alguns toques de orientação, importantes:


1. LEVE CARTÕES DE VISITA
Em reuniões, cartões devem ser entregues no início da conversa. Mas, em eventos, o ideal é deixar a troca para o fim. Primeiro é preciso despertar o interesse do interlocutor em proseguir com o contato.

2. COMECE POR SEU NOME
Ao se apresentar, diga seu nome de forma clara e pausada, para facilitar a compreensão. Deixe o crachá do evento visível, para que os outros possam ler o que está escrito.

3. TOM AMISTOSO
Após se apresentar, inicie a conversa de modo amistoso, falando sobre o evento ou do mercado. Quando sentir que o vínculo está se estabelecendo, aí, sim, trate com delicadeza de temas relacionados a seu interesse.

4. NO ALVO
Certifique-se de que o profissional em questão é realmente quem você precisa conhecer. Um cargo alto nem sempre significa que a pessoa é a mais indicada para ajudá-lo.

5. DE LEVE
Pegar leve é mais interessante do que constranger uma pessoa com pedidos de ajuda muito explícitos. Prefira pedir conselhos. Se o interlocutor quiser tomar alguma iniciativa (como convidá-lo para uma entrevista), fará isso espontaneamente.

6. ESTUDE OS PARTICIPANTES
Quando quiser se apresentar a outro profissional, estude o trabalho dele com antecedência. Informe-se sobre a sua trajetória pessoal e a da empresa que representa - o ramo de atuação e os atuais desafios do negócio.

7. ACEITE A REJEIÇÃO SE FOR O CASO
Por vezes, o interlocutor pode estar ocupado, em um dia ruim, ou mesmo não ser afeito a aproximações. Caso perceba que está incomodando, não insista. Despeça-se com cortesia e pule para o próximo.

8. BEIJO OU DOU A MÃO?
Por diferenças regionais e culturais, cumprimentos sempre deixam dúvida. Prefira o clássico aperto de mão, mas se mantenha aberto à iniciativa do outro para abraços ou beijo no rosto.

9. RELAXE
Muita gente não faz Networking por medo de parecer interesseira. Mas relações profissionais sempre significam uma troca de interesses e benefícios mútuos. Não há nada de errado em contatar pessoas com objetivos em comum.

10. FAÇA UMA LISTA
Antes de se apresentar a alguém, faça uma lista de temas que gostaria de abordar com aquele profissional. Separe os dois itens mais importantes. Se a conversa durar pouco, você terá garantido os assuntos prioritários.

11. APRESENTE
Apresente:
A pessoa de cargo mais baixo à de cargo alto.
O colega ao cliente, nunca faça o contrário.
A pessoa que você conhece pouco ao colega mais íntimo.
O homem à mulher.
A pessoa mais jovem à pessoa mais velha.

12. COMO APRESENTAR UMA PESSOA A UM GRUPO
Diga o nome de todos que estão presentes lentamente, a fim de que o novato consiga memorizar. Se não lembrar o nome de alguém, pergunte na hora, admitindo não saber.

13. PARA GRAVAR UM NOME
Pergunte o nome. Caso não tenha entendido ou memorizado, pergunte outra vez sem ter vergonha. Repita em voz alta para memorizar. Olhe o crachá do interlocutor. Escreva algo no verso do cartão de visita que o ajude a lembrar da pessoa.

14. SINTA O MOMENTO
Em eventos, não aborde ninguém durante palestras e reuniões. Os intervalos existem para criar e firmar novos contatos.

15. CONTE RÁPIDO
Crie uma maneira de descrever em 30 segundos o que você e sua empresa fazem. Aperfeiçoe essa apresentação ao máximo. Ensaie antes do evento.

16. NÃO INTERROMPA
Tente não interromper seu interlocutor, já que ele pode desejar fazer as próprias aproximações. Não apresente produtos nem catálogos - trata-se de um primeiro contato.

17. COMO FAZER UMA PERGUNTA NA PALESTRA
Aguarde o momento de perguntas da plateia.
Levante o braço e manifeste a intenção.
Ao receber a palavra, dê bom dia e diga o seu nome e o de sua empresa.
Não precisa elogiar a organização do evento.
Faça uma pergunta sucinta e pertinente.
Não conte um caso pessoal nem faça piadas.
Não precisa agradecer.

18. OUÇA COM ATENÇÃO
Demonstre interesse pelo profissional com quem conversa com perguntas sobre o trabalho dele. Dê sinais de quanto sabe a respeito do assunto que estão debatendo.

19. CHATOS
Caso uma pessoa o aborde em um momento inoportuno, peça desculpas por não poder atendê-la e dê seu cartão de visita para um contato futuro.

20. CARTÃO NOVO
Certifique-se de que seu cartão está atualizado.

21. MAKE-Up
Homens e mulheres devem tomar cuidado com a maquiagem dos presentes. Algumas profissionais evitam contato com o rosto para não estragar a produção. O toque pode remover o blush ou marcar com o batom.

22. MANTENHA A NOÇÃO
Seja sempre delicado e educado em todas as abordagens. Por mais que necessite falar com alguém, não force a barra. Nunca aperte um braço, nem cutuque. Seja sucinto ao se apresentar e deixe a pessoa reagir. Se ela não quiser falar, peça um cartão e pergunte se pode ligar em outra hora.

23. PEGUE UM PONTO ESPECÍFICO
Se você já souber o que a outra pessoa faz, puxe assunto tocando num ponto específico, de domínio do profissional.

24. CÓDIGO DE ÁREA
Eventos como grandes congressos costumam reunir participantes de diferentes localidades. Por isso, inclua o DDD antes dos números de telefones cadastrados.

25. DEPOIS DO EVENTO
Se tiver o cartão da pessoa, envie um email lembrando que vocês se conheceram no evento e, se quiser, proponha um encontro. Adicione a pessoa no LinkedIn. Ao aceitar o convite de alguém, proceda da mesma forma.

Fica a dica...