domingo, 8 de março de 2015

Não consegui bater a Meta...






Neste período em que vivemos de retração financeira, juros altos, inadimplências e inflação alta, precisamos olhar para a nossa equipe de vendas de uma forma bem criteriosa e motivadora:

O Gerente entra na sala atrasado, como sempre, e começa a reunião de vendas às 18:30h de uma Sexta-Feira. Sua primeira pergunta:

“Caro vendedor Soares, por que o senhor não bateu sua cota de vendas da semana?”

Soares, um vendedor veterano, nem pensa:
“Eu não alcancei a cota ou o senhor que não contribuiu decisivamente para que eu pudesse chegar lá?”

Tudo errado!

- Marcar reunião de vendas na empresa em uma Sexta-Feira, no fim do dia ou Segunda-Feira no início.
- Chegar atrasado com a conhecida desculpa de que estava com a Diretoria ou imprimindo relatórios.
- Fazer da reunião de vendas um encontro de cobranças e solicitações impossíveis.
- Perguntar a um vendedor com experiência sobre a não cobertura de cotas, quando sabemos que ele tem um verdadeiro arsenal de justificativas.

Ora, o que fazer quando seu profissional de vendas não consegue cumprir as metas?

A primeira análise é perceber se esse é um problema isolado ou coletivo. Afinal, é bastante diferente uma equipe não atingir resultados ou um vendedor não conseguir cobrir cotas quando todo o grupo consegue.

Se o problema for da EQUIPE, teremos claramente dois indícios fortíssimos:
1 – Fragilidade de Gestão e Liderança
2 – Metas mirabolantes e fora da realidade de mercado

Se o problema for do VENDEDOR, deve-se descobrir se ele:
- Possui informações sobre o produto ou serviço, mercado, concorrentes e se tem conhecimento geral, pois o cliente não quer saber o que o produto é, e sim o que pode fazer por ele.
- Desenvolveu habilidades e técnicas de vendas e negociação.
- Sabe planejar seu mês, semana, além de priorizar ofertas e visitas.
- Trabalha bem o mix de produtos, ou seja, vende ou os clientes cobram dele a falta.
- Quer fazer, tem atitude, proatividade, disciplina, determinação e foco nos objetivos.

Se o problema for da GESTÃO:
- Estamos avaliando o profissional de vendas? Com que periodicidade?
- O que fazemos com a avaliação?
- Ajudamos ou ensinamos ele a vender?
- Damos descontos ou treinamento?

Enfim, como é possível perceber, seu vendedor pode ou não bater a meta, mas o pior é não saber o porquê disso. Não adianta só motivar, tem de orientar e cobrar.


O.M.C. – ORIENTA, MOTIVA e COBRA
Quantas vezes já passou pela cabeça de um vendedor que a presença do gerente pode ser encarada de duas formas:

- Obrigação e Tédio
- Prazer e Aprendizado

Sair com a equipe é tarefa exclusiva da gestão de vendas, pois é no campo que detectamos as falhas e podemos corrigir e averiguar se a nova metodologia está dando resultados. Para quem tem somente um martelo, tudo que aparece vira prego!

O seu vendedor pode ser muito bom em alguns fundamentos, mas extremamente fraco em outros. Ele pode ter uma abordagem matadora, beneficiado por um carisma natural que encanta e gera relacionamentos duradouros e confiáveis. No entanto, também é possível que esse mesmo profissional possua gravíssimos problemas de fechamento de vendas ou negociação. Detectar onde está o problema e ataca-lo pontualmente é tarefa do gestor, e é para isso que a avaliação serve.

IDENTIFICAR LACUNAS e PREENCHÊ-LAS
Só assim seu vendedor terá chances de evoluir e obter os resultados que você espera. Na maioria das vezes, o maior culpado da ausência de resultados é o comandante, até porque, quando se perde uma guerra, a culpa nunca é do soldado, sempre do general.


Fica a dica...