domingo, 1 de março de 2015

O Senhor Miyagi e o Coach






Como o garoto inexperiente do filme Karatê Kid, o Empreendedor precisa de muita ajuda e não pode pagar uma Consultoria. Entra em cena o trabalho do Coach, normalmente feito por um profissional experiente e amigo.

Marcaram uma geração (talvez mais pelo lado trash) as orientações e o treinamento de Karatê que o senhor Miyagi dava em seu aluno no filme Karatê Kid. Graças a isso o garoto, que não era nenhum exemplo de coragem, conseguia superar os adversários mais difíceis.

Assim como no filme, o Empreendedor sempre está lidando com a estrutura não ideal para enfrentar os problemas do dia-a-dia e muitas vezes tem que improvisar e adquirir competências do dia para a noite sem ter tido nenhuma formação para isso.

Tem que aprender RH porque a empresa dobrou de funcionários, tem que fazer divulgação sem verba, tem dúvidas sempre se está na rota correta – mesmo porque a empresa está tentando encontrar a sua maneira de firmar no mercado.

É por isso que todo empreendedor precisa de um senhor Miyagi – e antes que alguém comece a treinar socos e pontapés, poderíamos usar um conceito já muito difundido nas empresas, o Coach, que em inglês significa treinador (como em um time de futebol, por exemplo).

São pessoas experientes em gestão e liderança, num mercado específico ou ainda em uma determinada competência, que treinam equipes ou executivos para alcançar metas.
Nas grandes empresas para resolver os problemas que o Empreendedor enfrenta, normalmente são contratadas pessoas de mercado ou uma Consultoria. Normalmente caríssimos, o que para o Empreendedor é proibitivo. Porém, no Coach a pessoa não pôe a mão na massa, não cuida da execução e por isso as horas gastas e o custo são bem menores.

Ao usar um Coach, não quer dizer que o Empreendedor perca sua característica de polivalência, porém terá resultados melhores e mais rápidos do que teria entrar em novas searas e desafios sem a opinião de alguém experiente.

O Coach que o Empreendedor precisa é importante para questões pontuais, como Marketing, Tecnologia ou Vendas. Um Coach constante sobre o negócio pode ser feito por um Padrinho do negócio ou um Advisory Board (Reunião de Aconselhamento).

No segundo caso é bom até que seja de graça – para evitar mais uma despesa e também porque normalmente há no caso do Padrinho (ou Mentoring, para os mais chiques) um laço emocional e um crédito para o Empreendedor e a causa do empreendedorismo. No caso do Advisory Board há também o interesse do Networking (Rede de Negócios) e de ter no currículo uma experiência deste tipo, que pode ser uma reunião mensal ou bimestral.

Talvez se todo Empreendedor no Brasil tivesse o seu senhor Miyagi, seus inimigos (concorrência por parte das grandes empresas, caixa baixo para investimento, gestão de pessoas e vendas) fossem mais facilmente derrotados e a taxa de mortalidade das empresas seriam bem menores.


Fica a dica...