Você é um profissional com muitos anos de experiência e acha
que precisa reciclar seus conhecimentos?
Você é um empresário que conseguiu prosperar, mas encontra
dificuldades para manter a empresa nos trilhos do sucesso?
Está começando a sua vida profissional e quer saber os
desafios que terá pela frente?
Se você respondeu sim a pelo menos uma das questões acima,
recomendo que leia esse artigo com atenção, pois ele foi feito sob medida para
você.
Vivemos uma época de grandes desafios em que tudo evolui
rapidamente. As pessoas mudaram, os clientes não são mais os mesmos, o modo de
gerir empresas e de ganhar dinheiro também não. Muitos dos que prosperam tentam
resistir às evidências, como se manter na zona de conforto, fosse possível. A
sabedoria de mudar no tempo e na proporção exata são méritos de poucos. Já os
que tentam resistir a esse cenário, pagam, quase sempre, um preço bem alto. Não
importa qual seja o seu negócio. Ele será sempre um negócio de pessoas e não de
produtos ou serviços.
Nos últimos anos, tenho prestado consultoria a várias
organizações em todo o Brasil, entrevistando muitos executivos para posições
estratégicas e, em algumas ocasiões, servindo como Coach a empresários de
sucesso. Quase sempre que sou solicitado é porque eles não conseguiram resolver
sozinhos os seus problemas. Até aí nenhuma novidade, pois é assim mesmo que tem
de ser. Afinal de contas, se percebemos o sintoma de uma doença o melhor mesmo
é procurar um especialista para diagnosticar, não é mesmo?
Mas o que mais chama atenção, é constatar que a maioria das
demandas é para corrigir algo que não vem funcionando bem e poucas vezes para
otimizar processos que estão fluindo naturalmente. Isso induz a crer que
estamos sendo mais corretivos que proativos. Ou seja, como tendemos à zona de
conforto, passamos boa parte do tempo apagando incêndios, quando poderíamos
poupar muito mais energia se estivéssemos sempre realizando pequenos ajustes de
rotas em direção às demandas do mercado.
Você concorda que não vendemos mais produtos e sim soluções?
Se você concordou e trabalha em uma empresa, vou lançar aqui
um desafio: pegue, agora mesmo, enquanto
lê esse artigo, papel e caneta e relacione três ações em andamento – não as que
gostaria de implementar, mas que esteja realizando hoje – que garantirão
sintonia fina com os anseios dos seus clientes, fornecedores e funcionários.
Feito isso, proponho que selecione mais três pessoas da
organização (um superior, um subordinado e outro do mesmo nível que você) e
peça que façam o mesmo. Daí, recomendo que verifique o seguinte:
Todos conseguiram identificar os pontos sugeridos?
Os itens afloraram com espontaneidade, ou vocês tiveram que
pensar um pouco antes de encontra-los?
Os tópicos relacionados foram coincidentes ou houve
divergências?
Se o exercício revelou sintonia perfeita, esteja certo de
que há uma força motriz poderosa gerando sinergia para leva-lo aonde deseja,
porém se isso não aconteceu é melhor repensar o seu negócio.
Vou tentar ajudar na reflexão sobre o assunto. Partindo do
pressuposto que todos desejamos ter muitos clientes comprando de nós, que
clamamos por um negócio rentável e próspero, desejamos clientes para sempre
etc, então sabemos que respeitar o tempo deles – principalmente para os que
vivem nos grandes centros urbanos – é importante, não é mesmo?
Daí, eu
pergunto: O que estamos fazendo para
poupar o tempo do nosso cliente?
Recentemente, fui à uma Consulta Médica para fazer exames
preventivos. Marquei o primeiro horário disponível pela manhã, às 08:00h. Foi a
forma que encontrei de ter mais tempo livre para minhas atividades. Li quase
tudo que havia na sala de espera. Eram 09:20h quando a médica chegou elegante,
perfumada e com os cabelos ainda molhados para começar o atendimento. Você acha
que ela estava preocupada com o meu tempo? Você acha que eu gostei de esperar
tanto e, ainda por cima, ter que mudar alguns compromissos? Você acha que eu
pretendo ser um cliente fiel dela? Acertou na mosca se respondeu não a todas as
questões.
Periodicamente, faço uma bateria de exames para saber das
minhas condições de saúde. Da última vez que o fiz, de posse dos exames e com
antecedência de uma semana, marquei a consulta. Chegando lá, também, tive que
esperar quase duas horas para ser atendido. Você acha que aquele médico estava
preocupado com as minhas necessidades? Provavelmente, ele achou que eu fosse
seu paciente, mas na verdade tudo que desejava seria ser seu cliente.
Infelizmente, ele não entendeu assim e, eu não tive outra escolha, senão cobrar
dele as duas horas que fiquei aguardando.
Nesses tempos, em que a qualidade dos serviços, o
atendimento otimizado e o desejo de manter clientes encantados são as palavras
de ordem; ganha aquele cuja atitude seja capaz de transformar visão em ação e
desejo em realidade. E, nesse contexto, ser apto a atrair para o seu lado
pessoas proativas, motivadas, bem preparadas e abertas a mudanças podem ser o
limite entre o céu e o inferno. Lembre-se que acompanhados vamos mais longe e
se pudermos contar com gente talentosa que vê nas dificuldades oportunidades,
seguramente, iremos muito mais longe ainda e felizes.
Fica a dica...