terça-feira, 8 de novembro de 2016

Conforto ou Acomodação???




Dizem que quem se encontra nela, não está disposto a mudar, e já ouvi discursos inflamados sobre a necessidade de sair da zona de conforto para fazer com que as coisas mudem.

Mas eu fico pensando sobre ela e tenho uma percepção diferente de tudo que eu ouço. Inicialmente vamos definir conforto. Segundo o Aurélio, é o estado de quem é confortado e confortado, por sua vez é o adjetivo para fortalecido, animado. Então vem a pergunta:  

Por que teríamos que sair dessa tal zona, se quando a encontramos estamos bem?

A Zona de Conforto só poderia ser aplicada a quem já atingiu seus objetivos e agora se apega a melhoria contínua para uma atividade ou ação que se adéqua às suas necessidades e expectativas. Em outras palavras, ninguém deveria sair da zona de conforto. É lá que encontramos o melhor de nosso desempenho.

Agora, o Aurélio também diz que Acomodação é a tendência a conformar-se com qualquer situação; conformismo. E essa sim é a zona perigosa. O que todos tentam nos vender como zona de conforto é um lugar de onde deveríamos sair, quando na realidade ela deveria ser vista como nosso objetivo profissional e de vida. Costumam dizer que quem está nela, não quer mudar. Pois eu digo que todos mudam se o apelo à mudança for agradável, necessário e gerador de oportunidades.

O KCS – Knowledge Centered Support, metodologia que tem como base o suporte estruturado no conhecimento, diz que cada grupo de interessados em alguma coisa, busca o WIIFM – What In It For Me? Ou, o que isso tem de bom para mim?

Não se trata de querer levar vantagem em tudo, mas sim saber por que o esforço está sendo aplicado. Se fizer sentido e trouxer retorno para o indivíduo para o grupo e para o negócio, a mudança é facilmente executada, pensando na tão sonhada zona de conforto.

Mas há aqueles, que não querem mudar, pois não se sentem motivados, não gostam do que fazem e não acreditam que no final existem benefícios para eles. Para esse grupo, as mudanças são as coisas mais chatas e difíceis que existem. Eles estão na Zona de Acomodação. São as pessoas conformadas com o lugar que estão. Elas normalmente tem medo de crescer e se sentem ameaçadas por desafios, por isso dificilmente se sentirão confortáveis com alguma coisa, e rotineiramente reclamam pelos corredores que tudo está errado.

Cabe a nós, identificar os profissionais que estão interessados em conquistar, em realizar e aqueles que se acomodam nas suas rotinas. Dos dois grupos podemos extrair coisas boas, mas de formas diferentes, e com atitudes diferentes. Se não nos atentarmos para esse fato, podemos conduzir nossas equipes a conflitos que podem ser evitados.

De qualquer forma, volto a insistir.
Zona de Conforto não é o que todos costumam falar. Pensem nela como objetivo e morram de medo da Zona de Acomodação.

Fica a dica...