Para que um Administrador tenha sucesso na carreira ele precisa ter, além de conhecimentos técnicos da área, habilidades como liderança, criatividade, perspicácia e assertividade. Outra característica considerada fundamental é a visão de futuro.
Saber enxergar longe é uma habilidade típica dos grandes empreendedores. Muitas das grandes realizações que ocorreram no mundo, inclusive, foram feitas por meio de pessoas que tinham visão de futuro.
Foi o que aconteceu com Juscelino Kubitschek. Quando ele pisou pela primeira vez na região que anos mais tarde seria a capital do Brasil, ele falou: "Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino". A frase foi publicada mais tarde no Livro de Ouro de Brasília.
A proposta de transferir a capital do Brasil para o interior do país data do século XVIII, mas até então nenhum presidente tinha tirado a ideia do papel. JK sabia que a região era próspera e, por isso, decidiu levar o projeto adiante mesmo com a resistência da oposição e de alguns governistas que acreditavam que o plano não daria certo.
A visão empreendedora de Juscelino ajudou-o a erguer Brasília. Hoje, a capital é uma das mais prósperas do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital tem mais de dois milhões de habitantes e apresenta uma das melhores rendas per capita do Brasil.
A transferência da capital para o Planalto Central também levou desenvolvimento para o interior do país, antes limitado ao litoral. A ousadia de JK ajudou, ainda, a integrar as regiões por meio das estradas que foram construídas por conta da construção de Brasília e revelou cidades com grande potencial econômico, mudando a cara da economia do Brasil.
Hoje, prestes a completar 50 anos, a capital revela problemas como qualquer outra grande cidade do Brasil. Além disso, vive atualmente uma das maiores crises políticas de sua história. Porém, não podíamos deixar de homenageá-la.
Mesmo com todos os percalços, não podemos esquecer que Brasília nasceu de um sonho, de uma atitude empreendedora que serve de exemplo para muitos administradores e gestores.
Parabéns, Brasília!
Por
Adm. Roberto Carvalho Cardoso, Presidente do CFA