Certamente, você conhece líderes e pessoas que de líderes só têm o título. Analisando um pouco mais, você pode perceber que não existe, necessariamente, uma correlação de tempo com habilidades e performances. Há bastante gente ruim que trabalha muito mais que 12 horas por dia e várias pessoas competentes que conseguem ficar muito tempo longe do escritório, mas continuam produzindo bons resultados.
A natureza do cargo ajuda a explicar isso. Imagine que você é um marceneiro e tem de construir uma mesa. Certo, existem máquinas que podem ajudá-lo, mas, se quiser que o serviço saia perfeito, não poderá construí-la na metade do tempo, porque, provavelmente, ela ficará bamba e terá partes que não foram lixadas adequadamente, entre outros defeitos.
No entanto, você pode demorar o dobro do tempo para construir a mesa, caprichando no torneado das pernas e nos entalhes, usando várias camadas de verniz para realçar a qualidade e o visual da madeira. A relação é direta: pouco tempo, mesa ruim; muito tempo, mesa requintada. Isso não vale para o gerente. Há várias maneiras de atingir uma meta ou um objetivo e muitas formas de mostrar aos outros o que foi conquistado.
Se o tempo não é diretamente ligado à nossa eficiência, como o gerente mostrará seu valor para a diretoria e fará a diferença nos resultados?
• Gerentes eficientes sabem como lidar com pessoas para maximizar seus talentos – Quando se trata de pessoas, a única verdade é que não existem verdades que funcionam para todos. Estilos “bonzinho”, “durão”, “paternalista”, “líder moderno” e tantos outros só funcionam com um número de indivíduos por determinada situação. A habilidade de trabalhar e descobrir o melhor de cada pessoa é a arma mais potente do gerente para expandir sua eficiência sem aumentar suas horas de trabalho. No entanto, você não conseguirá isso trancado em seu escritório.
• Gerentes eficientes sabem construir uma imagem positiva – Imagem não é só para seu produto, é também para sua equipe e para você. Faça com que as pessoas saibam que seu trabalho e sua equipe têm determinados padrões de qualidade e performance. Assim, todos saberão o que esperar de você e ficará mais fácil perceber sua contribuição para a empresa sem precisar ser o primeiro a chegar e o último a sair. Para isso, tenha regras simples e claras para a sua equipe.
Para conseguir um maior respeito de seu grupo e aumentar sua visibilidade, comece com alguns pontos básicos:
• Nunca reclame de uma tarefa que você terá de fazer de qualquer forma. Você pode, depois, apresentar alternativas para que aquele trabalho seja feito de outra maneira. Mas só reclamar é péssimo para a imagem de qualquer um, principalmente de um gerente que deseja erradicar esse hábito de sua equipe.
• Assim que terminar uma tarefa ou projeto, entre em contato com sua equipe e pessoas envolvidas no processo para agradecer e ter certeza de que todos saibam que o projeto foi finalizado.
• Aceite a natureza e os hábitos de trabalho de pessoas que você não conseguirá mudar.
Pense nisso...