segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Criatividade



Que tal explorar a criatividade dos membros de sua equipe?

Isso pode ser feito por meio de uma técnica criada por Alex Osborn, em 1953. Cada vez mais usual nas empresas, o brainstorming (tempestade de ideias) pode ser feito por qualquer grupo de trabalho nas mais diferentes situações: identificação de riscos, planejamento estratégico, criação de novos produtos, resolução de problemas, desenvolvimento de campanhas publicitárias e muito mais.



Trata-se de uma técnica muito simples, eficaz e de custo zero que pode ser feita no próprio local de trabalho, embora seja recomendável mudar o ambiente usual e planejar uma atmosfera informal.

Por se tratar de um processo participativo em que as ideias dos líderes e dos colaboradores têm o mesmo peso, a grande vantagem do brainstorming é liberar as pessoas a pensarem de maneira criativa.

Você deve estar se perguntando: essa ferramenta pode ser utilizada em vendas?

É claro que sim! No desenvolvimento de campanhas, na identificação das necessidades dos clientes, na melhoria do atendimento e dos processos internos são alguns exemplos.


Críticas devem ser evitadas no brainstorming. Por ser uma técnica de criatividade geral, uma crítica a uma ideia ou uma simples brincadeira poderá inibir algum participante de expor sua sugestão. Cabe ao líder saber separar invenções de decisões e ato criativo de ato crítico. Para fazer isso, o melhor é analisar as ideias mais promissoras após o brainstorming e buscar aperfeiçoá-las. Essa é uma questão de postura mental e disciplina do líder. Não tenha medo da ideia “ridícula” ou “absurda”. Elas são o trampolim para a verdadeira inovação.



As quatro principais regras do brainstorming:


1. Críticas são rejeitadas.


2. Criatividade é bem-vinda.


3. Quantidade é necessária.


4. Combinação e aperfeiçoamento são necessários.


Vale ressaltar que a técnica pode ser realizada em qualquer momento e da forma que o líder achar mais conveniente, até mesmo individualmente. Ele deve fazer sessões individuais de brainstorming com seus colaboradores e, depois, cruzar os resultados com os dos outros. Se em cada cérebro há 144 bilhões de neurônios e o líder tem 10 funcionários, multiplique 144 bilhões por 10 e conclua a quantidade de riqueza inovadora existente dentro da empresa.


Embora não haja uma linha de direção predeterminada, se você nunca fez uma sessão de brainstorming e gostaria de começar a aplicar a técnica com sua equipe, fique atento aos passos básicos:


• Defina um problema ou assunto a ser tratado.


• Selecione um grupo.


• Defina as regras básicas: ausência de críticas, criatividade, quantidade e aperfeiçoamento das ideias.


• Escreva o assunto em um quadro visível a todos.


• Estimule as ideias dos participantes.


Bom trabalho a todos.