terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gestão do Desempenho



“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim.” Para muitos, esse famoso jingle do McDonald’s representa a deliciosa entrega ao pecado capital da gula. Para milhares de pessoas, no entanto, representa trabalho. Afinal, a empresa é uma das maiores empregadoras privadas do País.


Com um alto investimento anual em treinamento, o McDonald’s é a empresa que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego do Brasil. Dos atendentes, 67% estão no seu primeiro emprego. A rede também é a empresa brasileira que mais emprega adolescentes: 87% dos atendentes têm menos de 21 anos.


Para chegar com sucesso a esses números, o McDonald’s desenvolveu um sistema de gestão de desempenho focado em comportamentos e competências que garante o desenvolvimento de talentos na liderança capazes de dirigir com sucesso o negócio atualmente e no futuro. Esse sistema reforça a filosofia de construir uma organização de alta performance, mantendo o foco na gestão de pessoas e no desenvolvimento de talentos.


Confira o que está por trás do RH do McDonald’s e veja quais comportamentos e competências são esperados de todos os funcionários, até mesmo da equipe de vendas:


Comportamentos


• Comunicar-se com eficiência.


• Estabelecer objetivos claros e ter responsabilidade pelos resultados.


• Estar aberto a mudanças, criatividade e inovações.


• Possuir foco estratégico.


• Promover o treinamento e a valorização das pessoas.


• Ter uma atuação centrada no melhor interesse do sistema.




Competências


• Ser autoconfiante.


• Desenvolver pessoas.


• Eliminar barreiras.


• Energizar a equipe.


• Entender outras pessoas.


• Fazer o melhor.


• Focar a venda.


• Garantir a satisfação do cliente e o padrão McDonald’s.


• Trabalhar em equipe.


Para avaliar seus funcionários, a instituição trabalha com o que chama de “mesa-redonda”. Trata-se de um fórum em que gestores, clientes internos e Recursos Humanos avaliam o desempenho e a possibilidade de promoção dos colaboradores. Com isso, padronizaram-se os critérios e escalas de avaliação, reduzindo as discrepâncias e tornando o processo mais justo, o que possibilitou ouvir diferentes visões sobre o desempenho demonstrado por um funcionário. Além disso, é uma oportunidade única para os gestores da mesma ou de outra área conhecerem o desempenho e o potencial de outros funcionários, que não sejam seus subordinados diretos.


Siga o exemplo bem-sucedido do McDonald’s e estabeleça um sistema de gestão de desempenho em sua empresa. Comece definindo quais comportamentos e competências você espera de seus colaboradores. Além de facilitar a avaliação, isso possibilita que seus funcionários saibam exatamente o que se espera deles em suas funções. Os resultados não demorarão a aparecer.


Um grande abraço, e bons desempenhos.