quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Você se comunica bem com sua Equipe?



Se a mensagem que o líder transmite não for compreendida pelo grupo, são grandes as chances de os objetivos traçados não serem alcançados e os resultados da empresa naufragarem.

Pensando nisso, você não acha que um líder que não se comunica bem está fadado ao fracasso?

A habilidade de comunicação dele é o reflexo do poder pessoal de influenciar os liderados e a grande responsável pelo estabelecimento do processo de concretização da liderança.



As dificuldades começam a aparecer quando se confundem duas capacidades completamente diferentes, embora complementares entre si. Muitas vezes, o líder sabe falar bem, mas sua maneira de expressar as ideias, por exemplo, é muito confusa. Isso quer dizer que ele não se comunica bem.


O contrário também ocorre. O líder sabe claramente quais são suas ideias e o que precisa ser feito, mas não sabe falar nem transmiti-las de forma clara e envolvente. Assim, a equipe não entende qual o objetivo das palavras, ou seja, ele não fala bem. Para obter uma comunicação adequada, deve-se considerar dois pontos importantes: o nível da informação e a forma de transmiti-la. Eles são fundamentais para garantir resultados com a equipe.


Preste atenção nos números a seguir. Segundo o psicólogo americano Albert Mehrabian, um dos pioneiros no estudo da linguagem corporal, a palavra representa 7% da comunicação, o tom de voz 38%, enquanto a linguagem não verbal é responsável por 58%. Isso mostra que voz, gestos, aparência e postura podem tanto ajudar como atrapalhar a liderança.


Observe a contradição de um líder ao falar sobre calma, paz e serenidade, mas de uma forma agressiva e irritada. Ou ainda sobre entusiasmo, vitalidade e alegria, porém de maneira triste, sem vida e de modo melancólico. Ao falar sobre algo e demonstrar outra coisa com seu corpo, o líder pode gerar ruídos na comunicação com seu grupo, não conseguindo assim exercer a influência necessária.


O ideal é que haja coerência entre forma e conteúdo. A clareza do conteúdo se relaciona a falar o que precisa ser dito de modo simples e objetivo, com a sequência coerente dos assuntos, de maneira estruturada em começo, meio e fim, respeitando o vocabulário e o nível cultural dos liderados. Já a clareza da forma se traduz em beleza ao falar, uso preciso da voz, elegância e harmonia dos gestos, cumplicidade no olhar, aparência bem cuidada e zelo para causar boa impressão.

Muitos líderes, ao falarem com a equipe, parecem perder a espontaneidade, passando até mesmo certa insegurança, o que é bastante prejudicial para a comunicação. O líder deve ter uma postura adequada às expectativas e necessidades dos colaboradores. Por meio das palavras e da postura, ele precisa passar para todos do seu grupo credibilidade e confiança. Com isso, certamente irá proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.