segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Você está demitido!



Demitir um funcionário é uma das tarefas mais desafiadoras dos líderes, não é mesmo?

O que muitos não sabem – talvez por ainda não terem passado por essa situação – é o quanto também é difícil se desligar de uma equipe e de uma empresa quando você, líder, está saindo dela. Não falo de um uma empresa comum, mas de um lugar diferenciado e repleto de pessoas especiais que marcaram para sempre sua vida.



Não é o momento para teorias ou dicas de liderança, pois o coração fala mais alto e a gente se deixa levar pela emoção. Afinal, você deixa para trás o trabalho que ama, pessoas que ama e até mesmo a rotina de trabalho que aprendeu a amar.

A essa altura, você deve estar se perguntando: “Se tudo está tão bom assim, então por que sair da empresa?”. A resposta é mais simples do que parece, e essa sim está nas teorias e dicas de liderança. É preciso oxigenar, mudar, buscar novos desafios e oportunidades.

Mas não é nada fácil lidar com essa situação. Parece que estamos numa ampulheta em que, a cada dia que passa, menos areia resta. E o adeus se aproxima.


Não importa o motivo, a hora da demissão é muito traumática, tanto para quem dá a notícia quanto para quem recebe. O desligamento pode ser devido a problemas de desempenho ou conduta, deméritos óbvios do funcionário, ou reestruturações corporativas, demérito da instituição, mas a notícia sempre causa alguma indisposição entre o empregador e o empregado. Entretanto, as demissões são parte inevitável da rotina de uma empresa.

Como executá-las, então, de uma maneira mais natural?


O grande segredo é nunca permitir que a demissão ocorra de supetão. Tanto em casos de reestruturação quanto em problemas de conduta, os feedbacks são imprescindíveis. É fundamental que o processo demissional se dê após alguns alertas preliminares. Feedbacks benfeitos facilitam e evitam surpresas na hora da demissão.

É importante também que o líder dê a notícia, e não terceiros. Assim como é o líder quem contrata e desafia o liderado em sua trajetória na empresa, é também ele quem deve conduzir o processo de demissão. Pesquisas indicam que 80% das ações trabalhistas são geradas pela falta de respeito na forma como o líder conduz o processo de demissão.

Cuidados Essenciais

• A empresa deve construir uma política clara para as demissões, para evitar situações arbitrárias.

• Evite problemas legais, a empresa pode ser processada.

• Atenção para decisões que possam ser consideradas discriminatórias.

• Nunca comunique a demissão por telefone, carta, “lista” ou por meio do pessoal do RH. Ela deve acontecer olho no olho, assim como a admissão.

• Nunca tome medidas precipitadas antes da demissão oficial.

• Desrespeito no momento da demissão pode trazer retaliações e denegrir a imagem da empresa no mercado.


Sem traumas: a demissão passo a passo

1. O processo da demissão deve ser planejado detalhadamente, e, nesse ponto, o suporte da área de RH é fundamental. Defina claramente quem deve ser desligado e tenha em mente, com clareza, o real motivo da demissão.

2. Dê a notícia na parte da manhã. Convoque o demitido para uma reunião (curta, cerca de 10 minutos) e tenha sempre em mãos os dados necessários para informar os porquês da demissão.

3. Prepare-se para administrar a reação emocional do demitido. Caso ele se descontrole, mantenha-se calmo e não tente discutir. Saiba controlar seus próprios sentimentos, que podem ser semelhantes aos do demitido. Demonstre que a empresa não está deixando ele na mão e que reconhece seu esforço e dedicação durante o tempo na companhia.

4. Esteja pronto para responder perguntas como: “Posso voltar para minha sala?”. Faça um roteiro do que ele deve fazer assim que deixar a sala e explique claramente o que precisa ser devolvido e o que pode ficar com o demitido. Faça-o assinar a documentação antes de deixar a sala.

5. Quando possível, ajude o demitido a se recolocar e diga “sim” caso ele pergunte se pode dar seu nome como referência.

6. Cuide da comunicação interna e externa. Prepare e informe as pessoas da equipe, comunicando se haverá mais demissões. Dê o exemplo, comunique o tratamento justo dado aos demitidos.