terça-feira, 16 de novembro de 2010

Imprevistos




Você e todos os integrantes de sua equipe estão sujeitos a inúmeras adversidades todos os dias: vendas perdidas, clientes que rejeitam os produtos/serviços, conflitos com os colegas, problemas com equipamentos eletrônicos, desentendimentos com o chefe, processos com os quais não concorda dentro da empresa, imprevistos...

Todas as pessoas passam por problemas, mas cada uma reage de um jeito, de forma positiva ou negativa.


As pessoas que reagem de maneira proativa são chamadas de resilientes, pois têm a capacidade de administrar suas emoções ao passarem por processos de dificuldade, controlar a reação impulsiva e fazer uma análise do ambiente, detectando por que o momento de desconforto surgiu e qual é a melhor maneira de reagir ao ocorrido.


Depois de todo esse processo, os resilientes conseguem voltar mais facilmente ao estado de normalidade em que estavam. É como se, ao ouvir um “não” do cliente, o vendedor rapidamente pensasse: “O.k., não devo dizer nada de imediato, mas respirar fundo e perguntar a mim mesmo quais são os motivos que levaram a rejeição à minha proposta e, somente depois disso, começar a falar”.


Você e sua equipe de vendas conseguem fazer isso?

Vocês se consideram resilientes?


Descubra, agora mesmo, fazendo o pequeno teste a seguir:



* Você e os vendedores de sua equipe têm pouca flexibilidade para aceitar mudanças?


* Você e sua equipe têm dificuldade para lidar com as adversidades do dia a dia?


* Costumam ter decisões e ações movidas pela tristeza/medo ou pela raiva?


* Você e os outros vendedores demoram excessivamente para conquistar a atenção do cliente?


* E o grande tendão de Aquiles de muitas pessoas: você ou sua equipe costuma terceirizar a culpa, sentindo-se sempre como a vítima de todos os problemas?



Se respondeu “sim” a pelo menos uma das alternativas, você e sua equipe têm muito trabalho pela frente para aumentar o nível de resiliência. Afinal de contas, esse é um desafio grande e reconhecido até mesmo na Bíblia: “É muito mais difícil controlar as emoções do que conquistar uma cidade”.