Um empreendedor é mais do que um simples administrador de empresas ou um gestor. São necessárias mais do que características para ser um bom empreendedor. É preciso ter um novo olhar sobre o mundo, valorizar experiências, tomar decisões acertadas, explorar novos conhecimentos e dar passos importantes rumo ao futuro.
É importante para um empreendedor avaliar as oportunidades de negócio que surgem e iniciar ações apropriadas para assegurar o sucesso. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepções e suas atitudes está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo.
Nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se a iniciativa, a coragem, a decisão, a atitude de respeito humano e a capacidade de organização e direção.
Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século. Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma pessoal e profissional, rever convicções, incorporar outros princípios, mudar paradigmas, sobrepor ideias antigas às novas verdades, este é o perfil do profissional que, trocando informações, dados e conhecimentos, poderá fazer parte do cenário das organizações que aprendem, das organizações do futuro.
O empreendedorismo busca a auto-realização que quem utiliza este método de trabalho, estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando a pequena empresa, ampliando a base tecnológica, criar empregos, evitar armadilhas no mercado que está incindido. E re-orientar o ensino brasileiro para a velocidade nas mudanças, novas tendências internacionais, adaptar-se ao novo mercado, com ética e cidadania.
Boa sorte, e mãos a obra!!