Um momento de crise e incerteza, como o que o mundo está vivendo, é marcado por inseguranças entre profissionais. Muitas delas surgem em decorrência do quadro difícil que o mercado está vivenciando, porém algumas interrogações não passam de inseguranças que o profissional já tinha, seja em relação à sua performance, à sua carreira ou à empresa na qual trabalha.
O líder torna-se fundamental diante de crises como esta, porque é ele quem deve conduzir a equipe de maneira tranquila.
TESTE PARA O LÍDER
Além disso, embora a liderança, em um momento de crise, seja bastante complexa, esse cenário também pode se apresentar como uma oportunidade para que o líder seja testado em uma das competências que mais exige habilidade, que é a capacidade de administrar a motivação dos seus liderados.
Os líderes devem entender que tem a responsabilidade de lembrar a equipe que todo período de crise passa e, ao passar, é preciso sobreviver, continuar trabalhando, executando suas atividades para atingir metas, dando resultado e valor para as pessoas e para os clientes.
Nesse momento, devemos agir como:
- Demonstre firmeza e segurança naquilo que fala, nas suas ações e nas opções de caminho que a sua equipe possui;
- Não trate todas as pessoas da mesma maneira. As pessoas vivenciam a crise de maneiras diferentes e é preciso entender a reação e as necessidades de cada um, dando suporte individualizado. Tratando uma equipe de forma coletiva, é possível resolver o problema de alguns, mas não de todos;
- Tente encontrar os melhores caminhos, especialmente de maneira prática, objetiva e realista, para levar a empresa ou o departamento à sobrevivência nesse momento;
- Antecipe as consequências de um possível impacto para a sua empresa, mas sem tentar adivinhar. Ter um cenário completamente traçado pode cegar um líder para uma possível mudança de rota. É muito importante ter um plano para os próximos meses, mas que seja adaptável às mudanças no mercado;
- Esteja atento ao momento, o que implica a necessidade de fazer correções de rota muito rapidamente. Para tanto, é preciso ter uma equipe disponível e flexível, para que qualquer mudança seja encarada de forma positiva e facilmente implementada. O líder deve verificar se possui pessoas preparadas para fazer essa adequação rápida, lembrando que nem sempre isso significa que é preciso ter na equipe as pessoas com mais conhecimentos. Nesse momento, algumas competências comportamentais, como motivação, humor e otimismo, podem ser mais importantes que habilidades técnicas e conhecimento, já que essas características acabam contaminando os demais, levando a equipe para um caminho positivo;
- É fundamental que o líder acredite sinceramente naquilo que está fazendo e que transmita esse sentimento para a equipe. A comunicação deve ser muito transparente e, em momentos críticos, com uma periodicidade maior. Fantasias, reações ruins e expectativas negativas devem diminuir bastante se a comunicação for rápida e precisa. Deixar a equipe solta, sem comunicação e sem noção do caminho que a empresa está trilhando pode trazer uma marca profunda e negativa, muitas vezes mais devastadora que a crise por si só.