Uma das grandes reclamações que ouço das pessoas, sejam elas
nas empresas ou em casa, é a falta de retorno de clientes, parceiros,
prestadores de serviços, entre outros.
Estes profissionais que não respondem
sequer pensam no trabalho e no tempo dedicados para a elaboração de projetos e
orçamentos a fim de atende-los de forma rápida.
Ao recebermos de maneira gentil a solicitação de um
consumidor, automaticamente damos prioridade para atender suas expectativas e
necessidades.
Por que, então alguns
indivíduos agem como descaso sem ao menos retornar os e-mails, telefonemas,
cartas, etc.?
A resposta é simples:
falta de educação. É preciso
ter dignidade e respeito com os parceiros profissionais e responder, mesmo que
o projeto ou orçamento não tenha sido aprovado – isso demonstra ética e
respeito.
E por também desenvolvermos a ética, o equilíbrio e o
relacionamento interpessoal positivo, vamos tentar ajudar os que não respondem,
pensando, de forma muito justa, que eles não encontraram a melhor maneira, por
exemplo, de dizer que tal orçamento ou projeto não foi aceito pela diretoria de
sua empresa.
A principal dica é retornar o contato imediatamente, pois,
em alguns casos, o prestador de serviços pode ter feito previsões em sua
equipe, estoque e logística para atender à solicitação.
Existem formas educadas de escrever uma resposta por email,
como: Seu orçamento, no momento, não está dentro de nossas possibilidades de
investimento; Estamos avaliando
outros orçamentos e entraremos em contato em breve; ou também Sua proposta não preencheu as expectativas
atuais de nossa empresa.
Seja qual for a resposta, sempre deverá ser acompanhada de
um Agradecemos sua atenção ou um Muito obrigado por sua disponibilidade em nos
atender.
Pense, reflita, e não
deixe as pessoas “esperando”:
trim...trim...trim... você ligou
para o número... (ligação telefônica sendo realizada, sem sucesso...)