segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Por que devemos retornar uma ligação?





Uma das grandes reclamações que ouço das pessoas, sejam elas nas empresas ou em casa, é a falta de retorno de clientes, parceiros, prestadores de serviços, entre outros. 
Estes profissionais que não respondem sequer pensam no trabalho e no tempo dedicados para a elaboração de projetos e orçamentos a fim de atende-los de forma rápida.

Ao recebermos de maneira gentil a solicitação de um consumidor, automaticamente damos prioridade para atender suas expectativas e necessidades.

Por que, então alguns indivíduos agem como descaso sem ao menos retornar os e-mails, telefonemas, cartas, etc.?

A resposta é simples:  falta de educação. É preciso ter dignidade e respeito com os parceiros profissionais e responder, mesmo que o projeto ou orçamento não tenha sido aprovado – isso demonstra ética e respeito.

E por também desenvolvermos a ética, o equilíbrio e o relacionamento interpessoal positivo, vamos tentar ajudar os que não respondem, pensando, de forma muito justa, que eles não encontraram a melhor maneira, por exemplo, de dizer que tal orçamento ou projeto não foi aceito pela diretoria de sua empresa.

A principal dica é retornar o contato imediatamente, pois, em alguns casos, o prestador de serviços pode ter feito previsões em sua equipe, estoque e logística para atender à solicitação.

Existem formas educadas de escrever uma resposta por email, como:  Seu orçamento, no momento, não está dentro de nossas possibilidades de investimento; Estamos avaliando outros orçamentos e entraremos em contato em breve; ou também Sua proposta não preencheu as expectativas atuais de nossa empresa.

Seja qual for a resposta, sempre deverá ser acompanhada de um Agradecemos sua atenção ou um Muito obrigado por sua disponibilidade em nos atender.


Pense, reflita, e não deixe as pessoas “esperando”:
trim...trim...trim...  você ligou para o número... (ligação telefônica sendo realizada, sem sucesso...)