Quando me perguntam qual problema causa mais estragos em uma
organização, eu respondo, sem pestanejar, que um deles é a arrogância. Por isso, é tão
compreensível que tenha sido classificada como um dos sete pecados capitais.
Ela é sinônimo de soberba, orgulho, altivez e excesso de
vaidade pelo próprio saber ou sucesso.
Então, lhe pergunto: Você é arrogante?
A arrogância é um dos grandes entraves para a sustentação do
crescimento de uma empresa, porque, mesmo com todo o sucesso alcançado, somente
através do reconhecimento de que é necessário estar constantemente aprendendo é
que é possível se manter no topo por mais tempo. E isso pode ser aprendido com
qualquer pessoa, companhia ou circunstância, não importando titulações,
posições sociais ou hierarquias.
Em um mundo em que a única certeza é a mudança, permanecer
em pedestais de imutabilidade por suposta garantia de uma posição alcançada
chega a pressupor burrice.
Acima da capacidade intelectual e profissional está
a capacidade de reconhecer que nenhuma verdade é absoluta, que a vitória não é
eterna nem conquistada apenas pelo esforço de uma única pessoa.
A arrogância pode estar aninhada em diversos setores,
comportamentos sazonais ou permanentes, personalidades ou cargos. Os arrogantes
são facilmente identificados e, geralmente, detestados. Confira alguns exemplos:
- O sucesso chega sempre por sua causa, e nunca pelo esforço de uma equipe ou colaborador.
- Seu produto, serviço e ideia são melhores que o da concorrência sempre, mesmo que o próprio cliente sinalize o contrário.
- Não ouve ninguém, mas exige ser ouvido – Consultores são abominados e funcionários nunca tem ideias boas o suficiente.
- Despreza ou humilha quem tem opinião diferente da sua ou quem o desagrada.
- Acredita que consegue ter controle sobre tudo, até mesmo sobre as pessoas.
- Quando solicita opinião, é apenas um meio de autoafirmação, e não de interesse legítimo.
- Tem solução para os problemas alheios, mas jamais consegue resolver os seus. É a síndrome do Professor de Deus.
- A sua palavra obrigatoriamente prevalece acima de qualquer outra
- Critica a todos, porém desconhece o que seja autocrítica.
- Por pura falsa modéstia, diz que está muito à frente de seu tempo ou que seu maior defeito é ser perfeccionista.
Há clientes, vendedores e profissionais arrogantes, mas, sem
dúvida, o grande problema está na liderança arrogante, porque ela serve como
parâmetro para que todos os liderados se comportem da mesma maneira e aqueles
que não vibram no mesmo diapasão acabam se afastando por pura falta de sintonia
com esse estilo de gestão. Nesse caso, grandes talentos são perdidos e toda a
empresa sofre, afinal, os arrogantes são malas difíceis de carregar.
E aí, você é arrogante?