O sucesso do passado pode gerar fracasso no futuro se você
acreditar que ele será para sempre. Portanto, reflita o que você nega no seu
negócio que está precisando urgentemente de sua atenção?
O ser humano possui um mecanismo de defesa inconsciente
utilizado para reduzir tudo aquilo que é incômodo e desconfortável. O fato de
negarmos sentimentos, pensamentos ou acontecimentos intoleráveis chama-se,
segundo a psicologia, negação, ou seja, o que não se admite como verdade. Geralmente,
esse mecanismo de defesa entra em ação quando o indivíduo não consegue lidar
com situações que por algum motivo considere ameaçadoras e, por incrível que
pareça, pode impedir os líderes empresariais de alcançarem melhores resultados
ou, até mesmo, falir uma empresa.
A negação é um mecanismo que pode destruir uma empresa em um
curto período de tempo. Isso se deve ao fato de alguns líderes acreditarem que
possuem os melhores produtos ou serviços e que suas estratégias sempre foram as
corretas e continuarão sendo. Será que é preciso levar um tombo para se dar
conta da negação? Como evitar isso? Como descobrir se a sua empresa se encontra
em negação?
Três indicadores da negação, podem ser avaliados: A síndrome do EU SOU DIFERENTE, a de NÃO SE
ADMITIR IDÉIAS VINDAS DE FORA e a de se PROCURAR RESPOSTAS NOS LUGARES ERRADOS.
É muito comum um líder deixar-se dominar pela arrogância e não admitir que
alguém descobriu uma maneira melhor para fazer algo, principalmente em empresas
com gestão familiar onde, por exemplo, existe uma resistência por adotar novas
tecnologias e tornar uma operação mais eficiente.
Bom, reconheço que posso estar envolvido pelo hábito
auto-destrutivo da negação. Como faço para me livrar dele? Tente aplicar estas
4 etapas: Procure, Admita, Avalie e
Mude.
PROCURE
Procure pela síndrome do EU SOU DIFERENTE ao fazer uma
auto-análise de como você reage ao fracasso ou sucesso de outras empresas.
Você se parabeniza por se achar o melhor?
Ou será que estuda esses fracassos procurando comparações entre
eles e os seus?
E os sucessos, utiliza como referência para otimizar o
negócio em que atua?
Examine seus produtos, processos e colaboradores para
encontrar resistências a mudança e estilos de gestão ineficazes, livrando-se
assim da síndrome do NÃO FOI INVENTADO AQUI.
Escute atentamente seus líderes, pares, clientes,
fornecedores e quem estiver envolvido com seu negócio. Cuide para não procurar
respostas em apenas um lugar. Lembre-se que quando a IBM saiu do buraco, esta
só começou o processo de reviravolta quando percebeu que não estava obtendo as
informações corretas de seus gerentes, e, em vez disso, resolveu escutar
atentamente seus melhores clientes. Portanto, pense se você está buscando as
respostas fáceis que irão aliviar a empresa, ou as difíceis que exigirão
mudança e vão gerar mais impacto positivo nos resultados a médio e longo prazo.
ADMITA
Não adiantará apenas procurar pelos sintomas de negação.
Quando encontra-los, vá além e admita que o hábito está presente. Nada como o
choque com a realidade para iniciar um processo de mudança. Não está longe de
negar quem duvida em responder e não quer admitir. Na maior parte das vezes as
melhores saídas estão no óbvio, o desafio agora é admitir a realidade e fazer o
que é preciso.
AVALIE
Eu admiti, e agora?
Avalie quão profunda é a sua negação. Pode ser um problema
superficial, que uma mudança de sistema ou aposentar uma linha de produtos
resolva, como pode ser tão profunda quanto à cultura de uma empresa.
MUDE
Buda dizia: APRENDER
É MUDAR. Portanto, se a sua empresa criou uma cultura de negação profunda na
qual as pessoas acreditam que NÃO PODE ACONTECER AQUI, a mudança será difícil.
Investir no autodesenvolvimento dos colaboradores, no diálogo com as equipes
multidisciplinares e procurar ler nas entrelinhas do negócio poderá contribuir
com que a mudança flua naturalmente.
Estudos comprovam que, fica claro que a negação é uma reação
humana básica, um mecanismo de defesa seguro utilizado para evitar confrontos
que podem nos machucar sentimentalmente. Uma empresa possui pessoas que lidam
com sentimentos, necessidades e desejos. Eis o nosso grande desafio: contribuir com a longevidade da organização por
meio do desenvolvimento das pessoas e que, consequentemente, aprenderão a tirar
proveito do contato com a realidade superando a negação.
Encarar a realidade poder ser doloroso, mas esconder-se dela pode
significar o fracasso no imperdoável mundo dos negócios...