Ele sempre coloca um empecilho no meio do caminho?
Não
vislumbra um futuro bom?
Tem medo exacerbado?
Encara tudo pelo lado negativo e
é incapaz de enxergar algo de bom nas situações?
Se você não convive de maneira
direta, certamente já ouviu falar no perfil pessimista, que habita alguns
ambientes de trabalho. Se é fácil encontra-lo, difícil é
saber lidar com ele.
Mas, antes de falar sobre relacionamentos, é preciso
entender um pouco mais do comportamento.
Você sabe como ele se origina?
O pessimista pode surgir de uma
situação que a empresa está vivendo. Pode ser em uma transição/mudança, em que
os funcionários não sabem o que vai acontecer e isso faz com que fiquem
inseguros. O resultado é o pessimismo em relação a qualquer atitude a ser
tomada.
O pessimista ainda pode
acompanhar a filosofia da empresa, que simplesmente não incentiva os
profissionais, não pede para que criem, e isso acaba gerando insegurança quanto
ao futuro, que novamente leva ao pessimismo.
Nos casos acima, o pessimismo
pode ser passageiro, uma vez que decorre de uma situação momentânea que o
profissional está vivendo. Mas existe um tipo de pessimismo que acompanha o
profissional.
O PESSIMISTA
Além dos aspectos
externos, que levam ao pessimismo, existem os internos. Normalmente, existem
pessoas no ambiente de trabalho que levam consigo a característica e, por pior
que pareça, essa pessoa pode ser o líder. A tendência do ser humano é focar no
que não deu certo. Oitenta por cento das pessoas têm foco maior no que é
negativo.
A pessoa pessimista normalmente
agem dessa maneira devido à sua história de vida. Elas carregam crenças
limitantes, como o complexo de inferioridade e o julgamento de que são
incapazes de fazer algo diferente e positivo. E ela encontrará diversas
desculpas, sem perceber, para justificar a
visão negativa.
COMO LIDAR?
A principal
orientação é de que quando se deparar com algum pessimista na vida profissional
é não alimentar a percepção. Simplesmente mude de assunto e siga em frente com
seus projetos, sem se deixar abater.
Agora, se for um líder, a
situação fica mais complicada. Em primeiro lugar, o membro da equipe deve focar
em suas qualidades, não se deixando contaminar pelo pessimista, que certamente
poderá coloca-lo para baixo. Em segundo, sempre trabalhe muito suas idéias,
para citar soluções criativas. Certamente o líder tenderá a colocar empecilhos
no caminho.
Se o grupo abaixo do líder é
forte, pode acontecer de ele começar a ignorar a chefia. A liderança não se
sustentará por muito tempo, primeiro porque a rotatividade na equipe será alta,
segundo porque passará a não entregar resultados.
FALAR OU NÃO FALAR?
Normalmente,
o pessimista precisa de um toque, pois é difícil que saiba que está tomando
essa atitude. Agora, quando é um grupo que está sendo contaminado, fica ainda
mais difícil de identificar o problema, pois todos estão entrando na onda. Aí,
será preciso alguém de fora para perceber.
Porém, se for uma pessoa isolada,
ela tende a ficar isolada e deprimida. Afinal, ninguém quer conviver com alguém
que fala o tempo todo que o futuro não é positivo e que os projetos não darão
certo. Além de prejudicar seus relacionamentos, a pessoa afeta diretamente a
vida profissional, ao tomar a atitude.
O pessimista não tem uma projeção
de futuro e um hábito de encontrar saídas para os problemas. Ele vai patinar na
carreira, e não dar um salto. Fica na zona de conforto, onde não tem desafios.
O OUTRO LADO
Da mesma maneira que
ser pessimista demais pode atrapalhar o trabalho, ser otimista ao extremo
também pode ser prejudicial. A pessoa só vê o lado bom das situações e, desta
forma, acaba por fugir da realidade.
O bom é buscar o equilíbrio...