segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Regras: Criadas para facilitar...



 


No passar do tempo, tenho percebido a importância da sistematização dos processos que realizamos no dia-a-dia, independentemente do nosso ramo de atuação. Mas é dentro das empresas que isso se torna ainda mais evidente, por conta da quantidade de pessoas envolvidas e das potenciais diferenças de interpretação que cada uma pode dar às informações que determinam como uma certa tarefa deve ser executada.

Para a gestão empresarial ser realizada com sucesso, é necessário que tenhamos recursos à nossa disposição que sejam capazes de nos ajudar a deixar tudo o mais claro possível. 
Fazer com que os processos sejam feitos dentro dos critérios de excelência para o negócio é uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor.

Isso requer planejamento, que inclui uma análise das atividades. Entender uma empresa sob a lógica de processos costuma ser um exercício bastante eficaz. Para cada conjunto de atividades, deverá responder estes questionamentos:

Quais são as entradas? 
Quais são as saídas esperadas? 
O que deve ser feito? 
Que treinamentos uma pessoa precisa ter para realizar essas atividades? 
Que tipo de registro será mantido para demonstrar o que foi feito? 
Quais os procedimentos que descrevem essas tarefas? 
Quais os recursos que serão necessários? 
Como as atividades serão medidas? 
Como melhorar? 
Em que momentos, e com quais informações, como poderemos melhorar?

Hoje em dia, manter um conjunto de normas, padrões, procedimentos em uma empresa está muito longe de significar apenas regras definidas e que vão ser observadas eternamente. A melhoria tem que estar presente. Obviamente, também requer que se planeje, do contrário, o risco de cada um mudar os processos ao seu bel prazer é imenso.

Um ponto muito importante quando pensamos nesse assunto é refletir porque, às vezes, tendo desenhado nossas rotinas de trabalho, o resultado final não é satisfatório. Já me deparei com a seguinte queixa de alguns gestores:

“Mesmo tendo uma linha mestra, meus funcionários fazem as coisas do jeito deles e a bagunça continua”.

Caso tenha se identificado com esse exemplo, gostaria que respondesse a essa pergunta:

Como andam as suas estratégias de comunicação interna?

A divulgação de informações importantes para o bom trabalho de sua equipe é essencial. Somente assim a aplicação das normas de trabalho realmente acontece como o esperado.

Normalmente, os últimos meses do ano, os dois primeiros meses do ano, e até o último mês do primeiro semestre do ano, são usados, muitas vezes, para a definição dos planejamentos. Por isso, acredito que seja um momento bem oportuno para VOCÊ procurar responder estas questões acima. Caso tenhas dificuldade em trazer para o papel aquelas informações que só existem na sua cabeça, ou na dos funcionários-chave, procure a ajuda de especialistas.
 
Apesar de botar medo em muita gente, as regras ou normas foram criadas para facilitar nosso trabalho, acredite e aposte nessa ideia.