Consultores de carreira dizem que, para crescer no mundo
corporativo, os profissionais devem se destacar, por meio de talento e esforço,
mas sem chamar a atenção. Isso porque, dependendo da forma como se destacam,
correm o risco de serem boicotados por seus pares e superiores.
Dizem que nem sempre, no mundo corporativo, as pessoas são
transparentes e sinceras. Esta é uma máxima. Em áreas que carecem de bons
empregos e salários, a competitividade é inegável.
Muitas vezes, os profissionais fazem de tudo para crescer e
não dá certo. Então:
Qual o truque para crescer?
Será que é possível se destacar sem aparecer?
O QUE FAZER. Já ouviu falar que a melhor forma de lidar com
um inimigo é sendo seu amigo? É verdade que no mercado de trabalho não existem
propriamente inimigos. Há quem cometa injustiças de forma inconsciente. Outros
sabem o que estão fazendo, mas o ser humano é mesmo falho. O fato é que quem
almeja salários e cargos melhores deve se esforçar para entender as preocupações
reais da empresa, da diretoria, do gestor e dos colegas de trabalho.
FAÇA A LIÇÃO DE CASA. Tente entender cada frase dita na
reunião, as dificuldades de seus pares e superiores e, sozinho, procure
soluções. A melhor forma de exposição que existe está na proatividade. Entregue
mais. É importante ainda ajudar não somente seus gestores, mas também os
responsáveis por outras áreas.
MAS TODO CUIDADO É POUCO. Ajudar gestores de outros
departamentos da empresa é um gesto pequeno que causar problemas de grandes
proporções, já que o profissional estará aparecendo. Por isso, é importante não
fazer isso de maneira formal. Prefira fazê-lo em meio às conversas no café da
empresa, por exemplo. O importante é deixar claro que está do lado da empresa.
COMO SER POLÍTICO. Quanto aos colegas de trabalho, quando o
gestor fizer uma pergunta ou pedir para que seja desenvolvido um projeto, é
interessante promover um brainstorming com os membros da equipe. Mas, para não
tumultuar, sugiro conversar com cada um separadamente, e não organizar uma
reunião geral.
Feito isso, apresente as soluções geradas pelo brainstorming
de forma condensada, como se fosse um projeto de todos. Com isso, o
profissional começa a ser visto por seus pares como o porta-voz do grupo. Para
os gestores, ele mostra a capacidade de liderança.
Outra dica para minar a competitividade com os pares é: seja uma pessoa disponível.
Em outras
palavras, se o colega está passando por apuros, ajude-o. Ele tem dificuldade
para realizar determinada tarefa? Ensine. Mas faça isso sem tomar os méritos
para si ou ficar se gabando.
COMO SE COMUNICAR. É vital ainda sempre ouvir o próximo,
entendendo suas necessidades. Tente ouvir mais do que falar. Algo deu errado?
Nunca aponte o dedo para ninguém.
Caso discorde de algo que seu gestor tenha dito, no lugar de
dizer que não concorda, questione-o, faça perguntas, induzindo-o à reflexão,
sem esquecer de que o modo como se comunica costuma fazer mais diferença do que
o conteúdo do discurso em si. Na maioria das vezes, a comunicação depende do
tom da voz. Jamais bata de frente.
Fica a dica...