segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como destacar-se na vida profissional?






Consultores de carreira dizem que, para crescer no mundo corporativo, os profissionais devem se destacar, por meio de talento e esforço, mas sem chamar a atenção. Isso porque, dependendo da forma como se destacam, correm o risco de serem boicotados por seus pares e superiores.


Dizem que nem sempre, no mundo corporativo, as pessoas são transparentes e sinceras. Esta é uma máxima. Em áreas que carecem de bons empregos e salários, a competitividade é inegável.


Muitas vezes, os profissionais fazem de tudo para crescer e não dá certo. Então:


Qual o truque para crescer?

Será que é possível se destacar sem aparecer?





O QUE FAZER. Já ouviu falar que a melhor forma de lidar com um inimigo é sendo seu amigo? É verdade que no mercado de trabalho não existem propriamente inimigos. Há quem cometa injustiças de forma inconsciente. Outros sabem o que estão fazendo, mas o ser humano é mesmo falho. O fato é que quem almeja salários e cargos melhores deve se esforçar para entender as preocupações reais da empresa, da diretoria, do gestor e dos colegas de trabalho.


FAÇA A LIÇÃO DE CASA. Tente entender cada frase dita na reunião, as dificuldades de seus pares e superiores e, sozinho, procure soluções. A melhor forma de exposição que existe está na proatividade. Entregue mais. É importante ainda ajudar não somente seus gestores, mas também os responsáveis por outras áreas.


MAS TODO CUIDADO É POUCO. Ajudar gestores de outros departamentos da empresa é um gesto pequeno que causar problemas de grandes proporções, já que o profissional estará aparecendo. Por isso, é importante não fazer isso de maneira formal. Prefira fazê-lo em meio às conversas no café da empresa, por exemplo. O importante é deixar claro que está do lado da empresa.


COMO SER POLÍTICO. Quanto aos colegas de trabalho, quando o gestor fizer uma pergunta ou pedir para que seja desenvolvido um projeto, é interessante promover um brainstorming com os membros da equipe. Mas, para não tumultuar, sugiro conversar com cada um separadamente, e não organizar uma reunião geral.


Feito isso, apresente as soluções geradas pelo brainstorming de forma condensada, como se fosse um projeto de todos. Com isso, o profissional começa a ser visto por seus pares como o porta-voz do grupo. Para os gestores, ele mostra a capacidade de liderança.

Outra dica para minar a competitividade com os pares é:  seja uma pessoa disponível. 

Em outras palavras, se o colega está passando por apuros, ajude-o. Ele tem dificuldade para realizar determinada tarefa? Ensine. Mas faça isso sem tomar os méritos para si ou ficar se gabando.


COMO SE COMUNICAR. É vital ainda sempre ouvir o próximo, entendendo suas necessidades. Tente ouvir mais do que falar. Algo deu errado? Nunca aponte o dedo para ninguém.


Caso discorde de algo que seu gestor tenha dito, no lugar de dizer que não concorda, questione-o, faça perguntas, induzindo-o à reflexão, sem esquecer de que o modo como se comunica costuma fazer mais diferença do que o conteúdo do discurso em si. Na maioria das vezes, a comunicação depende do tom da voz. Jamais bata de frente.


Fica a dica...