Os mercados, de um modo geral, passam por processos de
mudança cada vez mais rápidos. Essas transformações globais geradas pela nova
ordem mundial e causadas, dentre outros fatores macroeconômicos, pela
globalização e formação de blocos econômicos fazem com que as empresas
necessitem mudar permanentemente, orientando-se de fora para dentro, conhecer
profundamente seu público-alvo, seus concorrentes diretos e indiretos e,
sobretudo, ser capazes de se diferenciarem competitivamente dos demais.
Hoje, existem alguns fatos que são uma grande ameaça ao
desempenho das organizações, como: a
forte concorrência mundial, as mudanças na legislação do consumidor, o novo
código civil, a existência de um novo cliente mais exigente e conhecedor de
seus direitos e as informações que estão cada vez disponíveis a todos pela
internet, além da rápida mudança das tecnologias.
Uma das estratégias empresariais que tem dado certo para se
adequar a esse modelo é a capacidade de manter o corpo funcional de sua empresa
em permanente processo de aprendizagem. Investir em novos talentos e treinar os
já existentes pode ser o caminho para contribuir efetivamente no
desenvolvimento da organização.
Acreditamos no processo de treinamento, e não de
adestramento.
As metodologias devem incentivar a participação de todos na
busca por soluções dos problemas da empresa, permitir e estimular o
comprometimento com resultados e, principalmente, por meio de um processo
coerente de endomarketing, fazer com que os verdadeiros talentos possam
permanecer na organização.
Fica a dica...