terça-feira, 1 de abril de 2014

Compreenda para ser compreendido...






Em uma rápida análise, sem base científica alguma obviamente, cheguei à conclusão de que grande parte dos problemas que temos está relacionada à comunicação – ou à falta dela. Seja em casa, no trabalho ou entre amigos, é comum que uma palavra ríspida, uma informação errada ou um email escrito apressadamente sejam os causadores de grandes confusões.

Agora, se a gente prestar um pouco mais de atenção nessa questão, também perceberemos que, muitas vezes, são detalhes que fazem toda a diferença. Pequenas ações e mudanças de comportamento podem evitar problemas em função de nossa comunicação. A palavra chave para ficar longe das confusões é compreender.
Segue, algumas dicas:


BUSQUE COMPREENDER PRIMEIRO. Quando faz isso, o outro se sente valorizado e passa a confiar mais em você. A confiança sustenta os relacionamentos.

ESCUTE AS PESSOAS COM PLENA ATENÇÃO. Ao agir dessa forma, você se esvazia de preocupações e pensamentos relativos a sua pessoa e consegue se focar nas necessidades do outro.

REPITA O QUE OUVIR, DIZENDO:  “FOI ISSO MESMO O QUE VOCÊ FALOU?”. Ao repetir o que o outro me disse, dou-lhe a oportunidade de corrigir alguma percepção errada que tive. Isso torna a comunicação clara e eficaz. Comunicar é a arte de escutar com absoluta atenção.


Depois de escutar a outra pessoa, você pode se posicionar em relação ao assunto que está sendo tratado e ter, dessa forma, condições de solucionar questões importantes e esclarecer dúvidas.

Espero que essas dicas sejam úteis para ajudar você a se comunicar melhor.