Sempre escuto vendedores e gerentes de vendas reclamando de que a empresa não investe em treinamentos, não se preocupa com a produtividade da equipe e que apenas se limita a cobrar metas. Concordo que essa é uma forma perigosa e que pode levar a empresa à falência.
O mundo tem passado por mudanças a todo momento, e empresas que não treinam nem estimulam treinamentos constantemente acabam ficando limitadas aos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos por suas equipes no passado.
Por outro lado, os funcionários também deveriam demonstrar interesse em crescer profissionalmente e em se desenvolver cada vez mais. Esse aprimoramento será decisivo para efetuar mais e melhores vendas e almejar futuras promoções.
Para saber se está na hora de você investir em seu desenvolvimento pessoal, sugiro que faça estes questionamentos a si mesmo:
• Onde está agora? – Que conhecimentos, habilidades e experiências você tem? De que forma entende o trabalho que a sua empresa realiza?
• Onde pretende chegar? – Como se imagina daqui a cinco anos? Que conhecimentos, habilidades e atitudes gostaria de desenvolver até lá?
• Como alcançar esses objetivos? – Quais investimentos você precisa fazer em seu aprendizado pessoal e profissional para desenvolver os objetivos citados acima?
Para ajudá-lo a pensar sobre o assunto, faça uma análise SWOT de sua performance atual. Ela é dividida em quatro etapas:
1. Pontos fortes – No que você é bom? Não se baseie apenas em suas opiniões próprias, mas aproveite para questionar um colega ou superior sobre quais são os pontos fortes que ele observa em você.
2. Fraquezas – Assim como nos pontos fortes, liste e peça para que outros colaboradores revelem quais são seus pontos fracos. Mas atenção: seja honesto ao definir o que é mais importante no trabalho e que você ainda não tem.
3. Oportunidades – Quais são as possibilidades que a sua empresa oferece para desenvolvê-lo? Há coaching ou financiamento de cursos que tenham a ver com a profissão? Informe-se sobre as possibilidades dentro de sua empresa ou cursos gratuitos em sua cidade.
4. Ameaças – Algumas das oportunidades acima podem deixar de existir em determinado prazo? O que aconteceria com você na empresa caso não se desenvolvesse?
Uma coisa eu posso garantir: se há dois vendedores em pé de igualdade em um processo de promoção, aquele que participa de treinamentos com frequência terá mais oportunidades de receber alguma dica prática que possa diferenciá-lo dos demais.
O profissional que não investe em seu aprimoramento, por sua vez, limita-se a aprender praticando, por tentativas de acerto e erro. Só que esse processo tende a trazer muito mais sofrimento, tanto para a empresa, que pode perder bons negócios e clientes, quanto ao próprio profissional, que, além de se sentir diminuído, corre o risco de perder boas oportunidades de venda.
Um abraço e boa$ venda$.