terça-feira, 4 de maio de 2010

Desperte a Inovação



Sua equipe, acredite, está louca para inovar, para descobrir e tentar coisas novas, para fazer mais.

Mas, então, por que ela não faz?

Muitas vezes, por culpa do próprio gerente – e não adianta dar a desculpa do “ambiente”: você e todos na sua empresa é que fazem o ambiente.



Existem casos em que funcionários não só conhecem maneiras mais eficazes de realizar suas atividades como trabalham dessa forma às escondidas. E, quando um superior se aproxima, fingem atuar da maneira esperada para disfarçar – um desperdício de tempo e de oportunidade de fazer a empresa crescer.


Existem pessoas mais e menos criativas; mais e menos desenvoltas. Entretanto, todas têm inteligência para perceber o que funciona e o que não funciona em seus trabalhos e para bolar alternativas e novas maneiras de realizar suas funções. Portanto, é tarefa do gerente proporcionar abertura para que eles possam se expressar e colocar suas ideias em prática.

Existem alguns modos tradicionais de conseguir isso:


Caixa de sugestões
Vantagens: é acessível a todos e demonstra boa vontade da empresa em ouvir sua equipe.
Desvantagens: rapidamente se torna parte da “paisagem” e é esquecida.
Como utilizar:
1. Lembre constantemente ao seu pessoal de que ela está ali e é para ser usada.


2. Responda cada sugestão em, no máximo, dois dias.


3. Divulgue que tal sugestão foi dada, quais são os próximos passos para o estudo e aplicação da ideia. Mesmo que a sugestão não seja aplicada, agradeça e explique o porquê.



Reuniões de brainstorm
Vantagens: você pode direcionar a inovação para a área que quiser. Em pouco tempo, terá diversas ideias a respeito de uma ou outra questão.
Desvantagens: é muito fácil se perder em uma reunião dessas e sair sem nada produtivo, pois pode viciar a equipe a pensar em soluções só quando você pede.
Como utilizar:
1. Coloca-se o problema e todos podem dar ideias.


2. É proibido criticar a ideia da outra pessoa.


3. Escolhem-se as ideias com mais potencial e vota-se naquela que vão utilizar.


4. Lembre-se de que a duração da reunião deve ser curta, por isso estabeleça prazos e responsabilidades.



A grande desvantagem dessas duas ferramentas: nenhuma faz com que a equipe fique constantemente preocupada em melhorar a maneira como trabalha. Por mais que você queira que seus colaboradores inovem, que procurem coisas novas, é necessário que toda a empresa esteja integrada nessa busca. O começo é a criação de um ambiente positivo, que favoreça o surgimento de novas ideias.

Um grande abraço.