quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como vender Produtos e Serviços




Conhecer muito bem o que se vende é uma condição fundamental para os vendedores que desejam obter mais sucesso. No entanto, é bastante comum encontrarmos profissionais que sabem muito pouco sobre seus produtos e serviços, às vezes, até mesmo menos que seus próprios clientes. O resultado disso são clientes insatisfeitos e várias vendas perdidas.

Algum vendedor seu já vendeu algo que você não tinha para entregar?

Alguém já prometeu mais vantagens do que realmente eram ofertadas apenas para ganhar o cliente?

Ou, ao contrário, demonstrou insegurança na hora de vender o produto ou serviço e não soube expressar realmente as vantagens daquela aquisição?

São várias as situações que podem passar para o cliente a imagem de descaso com a empresa, com os produtos e serviços e, até mesmo, com o próprio cliente.


O contrário também acontece. Fala a verdade, existe coisa mais irritante que aquele vendedor que sai “vomitando” características do produto achando que está passando as vantagens?

Se vende computador, sai logo falando que determinado produto tem 2 gigas de Memória RAM, 320 gigas de HD e tela de 18 polegadas, sendo que nada disso é importante para o comprador. E aquele vendedor que trabalha em uma concessionária e fica meia hora falando da performance de um carro, apesar de ele ter motor 1.0?

Resultado?

Não escuta o cliente nem se preocupa em ler os sinais de que ele não absorveu nem 10% das informações e ainda passa uma postura chata e antipática.

Por isso, é fundamental que os vendedores recebam treinamento constante a respeito de seus produtos e serviços, bem como as atualizações ou mudanças que estão sendo feitas neles.


Você sabe identificar se os integrantes de sua equipe precisam melhorar os conhecimentos sobre as características e vantagens dos produtos e serviços vendidos pela sua empresa?

Acompanhe, a seguir, alguns dos principais sintomas decorrentes da falta de conhecimento dos produtos e serviços:


• Profissionais desatualizados e despreparados para apresentar os produtos e serviços da empresa.


• Falta de padronização a respeito das informações dos produtos e serviços ofertados.


• Insatisfação dos clientes em relação ao atendimento e aos produtos e serviços.


• Equipe com dificuldades para atingir os resultados estabelecidos.


• Dificuldade para detectar as vantagens geradas pelas características dos produtos e serviços.


• Venda e atendimento baseados apenas em características, e não em vantagens para os clientes.


• Confusão entre os termos “característica”, “vantagem” e “benefício”.


• Comprometimento da imagem da empresa com o mercado.


• Perda de oportunidades de negócio.


Caso você tenha detectado um ou mais pontos que precisam ser aprimorados, não demore a agir e aplicar um treinamento em sua equipe de vendas. Se precisar de ajuda, conte conosco.


Um abraço e boa$ venda$.