segunda-feira, 10 de maio de 2010

Liderar Melhor



Compilei algumas das muitas dicas para você liderar melhor, confira:



Absenteísmo – Não importa qual seja o ramo de sua empresa ou quantos colaboradores façam parte de sua equipe, vez ou outra, você terá de administrar faltas e atrasos de algum funcionário. E o melhor é ter uma política clara para lidar com essas questões de maneira justa e acordada.


Agradecimento – Assim que terminar uma tarefa ou projeto, entre em contato com sua equipe e com as pessoas envolvidas no processo para agradecer e ter certeza de que todos sabem que o projeto foi finalizado.


Comportamento – Em almoços de negócios, prefira bebidas sem álcool ou beba muito pouco. Algumas pessoas têm uma má impressão a respeito de quem consome muito álcool e ainda têm meio expediente de trabalho pela frente.


Comunicação – Quando a pessoa estiver falando, concentre-se apenas nela, sem construir uma resposta em sua mente. Estimule-a a continuar, fazendo “sim” com a cabeça, levemente. Olhe nos olhos e preste atenção na linguagem corporal do seu interlocutor.


Desenvolvimento – Tanto o coaching como o mentoring, que buscam desenvolver o potencial das pessoas, servem como apoio à carreira do indivíduo. E você não vai gastar tempo e dinheiro com uma pessoa na qual não acredita que tenha potencial para crescer na empresa.


Diálogo – Para se dialogar, é necessário abandonar a ideia de uma posição fixa, adotar as possibilidades que outras pessoas trazem. Pode ser desconfortável a princípio, mas insista. Você não será visto como um líder fraco ou sem ideias, mas como alguém que valoriza a equipe.


E-learning – Não tenha em mente que treinamento via internet é mais barato. É preciso tomar cuidado para não acabar com uma ferramenta mal desenvolvida e que não cumpre seus objetivos.


Estratégia – Começa com a definição da razão de ser da empresa, do seu campo de atuação, do que ela tem a oferecer aos clientes e o que deseja ganhar com tudo isso. Esses fatores constituem a missão da empresa. Estratégia é o que deve ser feito para alcançar essa missão.


Gestão – No ambiente de uma empresa familiar, os líderes devem lembrar que os problemas e as disputas pessoais também têm de permanecer da porta da empresa para fora. Deve-se evitar as discussões que invadem corredores e transpõem as paredes e divisórias do escritório.


Inovação – Por mais que você queira que seus colaboradores inovem, que procurem coisas novas, é necessário que toda a empresa esteja integrada nessa busca. O começo é a criação de um ambiente positivo, que favoreça o surgimento de novas ideias.


Liderança – Um líder radical não tem medo de assumir riscos nem de cometer erros diante de seus colaboradores. Pelo contrário, ele busca situações em que possa se expor e aprender com suas experiências, sejam elas bem-sucedidas ou não.


Meta – O orgulho de pertencer a uma empresa de referência no mercado e a busca pela oportunidade de fazer carreira e crescer dentro dela são os principais motivos que levam os verdadeiros talentos a atingirem, junto dos gerentes, suas supermetas.


Mudança – O impacto da mudança sobre a vida dos seus colaboradores pode afetar diretamente o seu desempenho profissional. Assim, é necessário que você esteja preparado para identificar o momento em que surge a resistência e eliminá-la.


Responsabilidade – Não importa quão grave seja a crise ou quem ela atinja, aprenda a assumir responsabilidade total sobre ela, até para poder encontrar e aplicar as soluções. Não perca tempo culpando outras pessoas.


Temporários – Mesmo que um funcionário passe apenas duas semanas trabalhando com você, um mínimo de conversa sobre a empresa e treinamento são fundamentais. Ainda que isso dure apenas meio-dia. Ajude o temporário a se integrar.


Valores – Como uma empresa é feita de pessoas, os valores são criados, primeiramente, ouvindo o que sua equipe tem a dizer. Esse é o primeiro passo para conseguir que ela siga realmente esses valores.



Muitos conselhos e ideias, não?

Agora que você já tem estas sugestões para liderar melhor, vamos colocá-las em prática?