No ambiente corporativo, está claro que criar e consolidar relacionamentos junto aos nossos clientes é extremamente positivo. Outro conceito, já compreendido pelo mercado, é a relação direta existente entre o valor da empresa e o seu grau de reconhecimento junto aos seus clientes, o que dá garantia de receitas futuras.
Agora, o que precisamos entender é quanto o relacionamento também é importante para o profissional de logística.
É incontestável que a logística é um dos principais pilares do sucesso das empresas, bem como é transparente o fato de que, para que haja uma logística de resultados, profissionais de alto nível devem estar à frente dessas operações. Porém, não se espera deles apenas conteúdo técnico, mas forte capacidade para se relacionarem com seus clientes internos/externos, fornecedores, etc.
Portanto, para que haja interação dentro da cadeia de suprimentos, é importante que o profissional de logística tenha desenvolvido uma habilidade que, em geral, é incomum no setor: a de conquistar um relacionamento corporativo eficiente.
Montar projetos logísticos com transparência, eficácia e gerando bons resultados, são premissas básicas para os agentes da nossa área. No entanto, dar visibilidade aos resultados atingidos, adotando indicadores adequados, é algo que poucos sabem fazer. Sendo assim, essa prática passa a ser um Diferencial Competitivo para o profissional de logística e, conseqüentemente, para toda a empresa.
Quando paramos para analisar, percebemos que as áreas de maior visibilidade dentro das empresas são as que possuem ligação direta com os clientes.
Agora, o que precisamos entender é quanto o relacionamento também é importante para o profissional de logística.
É incontestável que a logística é um dos principais pilares do sucesso das empresas, bem como é transparente o fato de que, para que haja uma logística de resultados, profissionais de alto nível devem estar à frente dessas operações. Porém, não se espera deles apenas conteúdo técnico, mas forte capacidade para se relacionarem com seus clientes internos/externos, fornecedores, etc.
Portanto, para que haja interação dentro da cadeia de suprimentos, é importante que o profissional de logística tenha desenvolvido uma habilidade que, em geral, é incomum no setor: a de conquistar um relacionamento corporativo eficiente.
Montar projetos logísticos com transparência, eficácia e gerando bons resultados, são premissas básicas para os agentes da nossa área. No entanto, dar visibilidade aos resultados atingidos, adotando indicadores adequados, é algo que poucos sabem fazer. Sendo assim, essa prática passa a ser um Diferencial Competitivo para o profissional de logística e, conseqüentemente, para toda a empresa.
Quando paramos para analisar, percebemos que as áreas de maior visibilidade dentro das empresas são as que possuem ligação direta com os clientes.
Mas e a logística?
Ela não proporciona contato com os clientes?
Claro que sim. Ou seja, devemos vender de maneira estruturada os resultados obtidos inerentes às atividades logísticas, principalmente no contato com os clientes.
Mas como vender essa idéia?
Mas como vender essa idéia?
Tudo começa quando a empresa entende que relacionamento é algo que se estabelece entre pessoas e marcas. Não por acaso, quando alguém expressa seu sentimento em relação a uma empresa diz coisas como: "Eu amo esta marca" ou "Eu não conheço esta marca". Lembre-se: Logística compõe a sua marca e cabe a você, profissional de logística, fazer com que sua imagem e a de sua equipe façam a diferença dentro do ambiente corporativo.
A venda da importância da logística, bem como da boa imagem do profissional de logística, “Você”, somente é possível quando se estabelece o Relacionamento de Resultados – Corporate Networking. Trata-se de identificar seus principais clientes internos (formadores de opinião), apresentar de forma adequada o valor da sua área e o quanto ela é relevante para o resultado da empresa.
Para isso, é necessário a adoção de indicadores que possam demonstrar a evolução e melhoria desse processo. Como exemplo podemos citar: Nível de Serviço, Preenchimento do Pedido, Tempo de Entrega, entre outros.
A venda da importância da logística, bem como da boa imagem do profissional de logística, “Você”, somente é possível quando se estabelece o Relacionamento de Resultados – Corporate Networking. Trata-se de identificar seus principais clientes internos (formadores de opinião), apresentar de forma adequada o valor da sua área e o quanto ela é relevante para o resultado da empresa.
Para isso, é necessário a adoção de indicadores que possam demonstrar a evolução e melhoria desse processo. Como exemplo podemos citar: Nível de Serviço, Preenchimento do Pedido, Tempo de Entrega, entre outros.
Com esses indicadores, o resultado da venda interna se transformará em mais recursos para a área, além de oferecer maior visibilidade para os profissionais de logística.