terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ursos, Onças e Morangos



Em seu livro O sucesso é ser feliz, o Dr. Roberto Shinyashiki conta uma estória interessante.

"Um sujeito tropeçou e estava caindo em um barranco quando desesperadamente se agarrou as raízes de uma árvore próxima.

Em cima do barranco havia um urso imenso faminto e disposto a saciar sua fome, e viu naquele homem desesperado uma ótima oportunidade.


O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha a sua frente.


Desesperado o homem olhou para baixo procurando encontrar alguma possibilidade de se safar do urso faminto e para sua desagradável surpresa lá estavam seis grandes onças famintas prontas para engoli-lo quando caísse.


Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando, abaixava depressa a cabeça para não perdê-la na boca daquela fera faminta e se deparava com seis onças torcendo para que ele caísse.


Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas de seu pé. As onças embaixo querendo comê-lo, e o urso em cima querendo devorá-lo.


Que situação!


Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com aquelas escamas douradas refletindo o sol. Por um momento não se conteve e num esforço supremo, apoiou seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e, com a esquerda, pegou o morango. Quando pode olhá-lo melhor, ficou inebriado com sua beleza.


Então, levou o morango à boca e se deliciou com o sabor doce e suculento.


Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso.


Talvez você me pergunte: - Mas, e o urso?


Eu te respondo: - Dane-se o urso e coma os morangos!


E você insiste: - E as onças?


- Azar das onças coma os morangos!


Estamos vivenciando uma violenta crise econômica que está afetando nosso cotidiano tanto pessoal quanto profissional.
"

 
 Como dizia meu velho pai, é nos momentos de crise que as oportunidades aparecem. Crise é também sinônimo de ousadia e visão de futuro. Em momento de crise a maioria das empresas, na ânsia de reduzir custos demite executivos ou profissionais qualificados, reduzem as verbas de comunicação, cancelam programas de treinamento e, o que é ainda pior, perde o foco de planejamento estratégico do negócio, sem antes avaliar as verdadeiras conseqüências. Não estou afirmando que é errado tomar este tipo de decisão, o que estou dizendo é que é recomendável avaliar e analisar os fatos e não partir para o simples e tradicional corte de gastos.

A tradicional prática “vamos nos segurar até passar” e ficar ali olhando para o urso lá em cima e atento as onças lá embaixo sem tentar colher o morango, deve ser substituída pela postura inovadora de “como crescer na crise” uma vez que não dá para confiar que aquela raiz salvadora irá resistir por muito tempo. Não existe receita, mas, antes de tudo é preciso concentrar suas forças em seu negócio, em suma é preciso ter foco no seu negócio, não investir naquilo que não entende.

Foco no negócio significa ter foco no cliente, mas, em tempos de crise não é suficiente, logo, é preciso ter “foco no foco do cliente”. Para melhor explicar o que significa foco no foco do cliente nada melhor do que um exemplo prático.

Há alguns dias eu entrei em uma agência bancária e me deparei com o gerente colocando uma placa com uma informação curiosa;

- “o máximo de tempo na fila é de cinco minutos”.

Depois de questioná-lo ele olhou para mim com ar de triunfo e disse:

- Pois é, estamos melhorando a cada dia.

Este exemplo é típico de um gestor que não tem foco no foco do cliente. O que o cliente deseja é que não tenha fila, não está interessado em estatística burra que não atende suas expectativas, aquele gerente deveria estar preocupado em acabar com a fila que é realmente o verdadeiro foco do cliente e não diminuir o tempo de estada na fila.

É imprescindível também valorizar e preservar seu capital intelectual, motivando-os através de uma administração transparente, caso contrário a empresa pode não só perder seus “low performers” como seus “top performers” e caso isso aconteça só restará esperar o galho quebrar e a empresa ficar a mercê das onças famintas.

Neste momento o melhor é comer morango, pois, assim você ficará forte para se segurar e não demorará muito o urso vai se cansar de esperar e as onças irão embora e você sairá ainda mais forte para continuar seu caminho.

Sempre existirão ursos, onças e morangos a decisão é sua.